Embora o vinho já esteja pronto para consumo quando colocado à venda, algumas pessoas poderão deixar a bebida envelhecer ainda mais em casa e gostar do sabor resultante"
Embora o vinho já esteja pronto para consumo quando colocado à venda, algumas pessoas poderão deixar a bebida envelhecer ainda mais em casa e gostar do sabor resultante" | Foto: Shutterstock


Diz o ditado que algumas coisas são como o vinho: só melhoram com o passar dos anos. Entretanto, essa pode não ser uma verdade absoluta quando falamos da bebida. Dependendo do tipo do vinho e das uvas, o ideal é consumi-lo ainda "jovem", como chamam os enólogos.
"Dizer que todo vinho fica melhor com o passar do tempo é misticismo", conta Ricardo Morari, enólogo da Vinícola Famiglia Zanlorenzi. Ele explica que alguns tipos de vinho precisam passar pelos processos de maturação e/ou envelhecimento, enquanto outros estão prontos para serem consumidos logo após o envase, no mesmo ano.

Embora pareçam semelhantes, o especialista detalha que a maturação é o período em que a bebida passa nas barricas de carvalho e o envelhecimento é o período em que o vinho passa nas caves, depois de engarrafado. "As barricas de carvalho passam compostos aromáticos e sabor para a bebida, além de permitir a micro-oxigenação do vinho, devido aos poros da madeira. Isso amacia os taninos, ou seja, tira a sensação de adstringência da bebida", conta.
Para estar apto a passar pela maturação e envelhecimento, o vinho precisa ter um bom corpo, determinado pelo teor alcoólico, quantidade de taninos e de compostos fenólicos.

O período em que o vinho passará maturando irá variar conforme a variedade e também a safra da uva. Morari diz que após a fermentação da bebida o enólogo define se o vinho irá para as barricas e então provará a bebida semana a semana, até que ela esteja no ponto ideal para ser engarrafada. Depois, as garrafas irão para as caves, onde passarão mais um tempo envelhecendo, até serem liberadas para comercialização.

"Embora o vinho já esteja pronto para consumo quando colocado à venda, algumas pessoas poderão deixar a bebida envelhecer ainda mais em casa e gostar do sabor resultante. Para quem tem a intenção de guardar o vinho por mais tempo em casa, recomendamos comprar duas garrafas, uma delas para ser aberta imediatamente e assim ver se a bebida tem cor e estrutura para ser guardada ou não. Geralmente essa informação consta do rótulo. Outra dica é verificar o teor alcoólico, que precisa ser mais alto", ensina.

Outro mito no envelhecimento do vinho é de que, se passar do ponto, se transforma em vinagre. O enólogo explica que isso só acontece se entrar ar pela rolha, por isso a importância de armazenar a bebida em temperaturas adequadas, com a garrafa deitada. "Quando bem fechado e bem guardado, o vinho irá evoluir, pode ficar com a cor um pouco alterada, mas não irá estragar", garante.

Variedades como Tannat e Cabernet Sauvignon são propícias ao envelhecimento. Já as variedades Pinot Noir e Merlot têm menos compostos fenólicos e, por isso, menos necessidade de envelhecer. Entre as uvas brancas, a Chardonnay pode passar pelo processo nas barricas.