Com tantas mudanças sociais e políticas, alguns pais podem ficar em dúvida sobre como educar as crianças, de maneira que se tornem pessoas solidárias e participativas. Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Maria Rita de Assis César, a educação deve ser pautada em princípios de igualdade, mas tendo suas diferenças respeitadas.
"Meninos e meninas não são iguais nem entre si. As pessoas não são iguais e as diferenças devem ser respeitadas. A educação precisa respeitar as diferenças acima de qualquer coisa. Só dessa forma podemos construir uma sociedade mais igualitária. E isso não é só oferecer carrinho para ambos, mas respeitar suas escolhas. Uma menina pode dizer que quer ser uma astronauta e a família precisa estimular o desejo dela de ser astronauta. Que sejam oferecidas coisas além dos esteriótipos", explica.
Segundo a especialista, o que acontece muitas vezes é que os pais acabam por estimular os filhos de maneira diferente. "Meninos são mais estimulados para as exatas e se uma menina ia muito bem em matemática, isso era visto como excepcionalidade, o mesmo acontecendo quando um menino ia bem em humanas."
César destaca também que os pais precisam estar em sintonia, caso contrário, não haverá uma educação igualitária. (E.G)