Imagem ilustrativa da imagem Planejar é preciso
| Foto: Marcos Zanutto
Nova York, Deserto do Atacama, Nordeste brasileiro, Machu Picchu, Roma, Veneza, Paris são alguns dos destinos planejados e cumpridos pela jornalista Daniela Calsavara.



Viajar é preciso, mas antes de viver tudo de bom de um tour, quem já tem a experiência e carimbos legais no passaporte garante que planejar a viagem é o primeiro passo do guia do turista. Famílias ou os que gostam de curtir sozinhos, cuidam de todos os detalhes até o checklist do que pôr na mala. Mal devolvem as roupas ao armário e já pensam no próximo destino.

Passagem na mão, a hora do embarque chegando, Daniela Calsavara confere pela última vez se não esqueceu nada. Porém, apesar de planejar as viagens e comprar os bilhetes com antecedência (o que lhe garante bastante economia), a jornalista diz que a melhor dica que pode dar é não engessar o roteiro.

Tudo isso para que não desperdice uma imersão e a oportunidade de ser tocado pelos lugares, como acontece com o personagem de um texto do escritor Eduardo Galeano, que a jornalista mantém no escopo de cada pensamento que lhe vem de carimbar o passaporte.

"E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Pai, me ensina a olhar!", diz o texto.

Compreendeu o espírito da coisa?



A Daniela vai explicar de outra maneira:

"Imagina um lugar que você olha e não tem explicação. São quilômetros de cordilheira, com uma cor especial. É uma loucura ver o gelo despedaçando na sua frente", conta a jornalista sobre a viagem que fez para El Calafate, cidade nas bordas da Cordilheira dos Andes, às margens do Lago Argentino, que dizem ser a Campos do Jordão da Patagônia. Apesar de todo planejamento, antes de embarcar, a contemplação de lugares como este supera qualquer plano que se faça para a viagem. É isso que Daniela diz ser importante ficar atento.

"Viajei com duas amigas que combinei encontrar em Buenos Aires, passando pelo Chile, de volta à Argentina e Uruguai. O projeto era ir de ônibus de Mendoza a Santiago. São 400 quilômetros de uma viagem que somente se faz durante o dia porque o itinerário atravessa as Cordilheiras dos Andes. Também fiz o cruzeiro pelos lagos andinos de Puerto Varas a Bariloche, mas há situações que não conseguimos prever, como hostels ruins que peguei pelo caminho", lembra a jornalista.

Para evitar surpresas, na hora de planejar o tour Daniela tem sempre como melhor amigo um dos maiores sites de viagem do mundo, o TripAdvisor, que a ajuda com dicas, fotos e avaliações de usuários sobre lugares para se hospedar.

Nova York, Filadélfia, Deserto do Atacama, praias do Nordeste brasileiro, Machu Picchu, Roma, Veneza, Paris são alguns dos destinos planejados e cumpridos pela jornalista que, agora, tem pela frente planos de visitar o Canadá, fazer o Caminho de Santiago de Compostela, ter carimbos ainda mais legais no passaporte, já que o mundo... é um vasto mundo.

Valiosas dicas pelo caminho

Não esquecer do programa de milhas, comprar passagem antecipada e conferir carteira de vacinação. Tudo isso faz parte do planejamento de todo turista organizado que se preze. Mas há algo que as melhores viagens reservam. Confira mais no diário de viagem da jornalista Daniela Calsavara e descubra.

"A minha primeira viagem grande, em 2004, durou 40 dias. Fui para Portugal, passando por Lisboa, Porto e Coimbra. Depois, segui para Madri, na Espanha. Achei que poderia ter aproveitado mais, se tivesse reservado hotel, coisa que procuro fazer hoje, com mais experiência. Porém, conheci pessoas no caminho que me ajudaram. Parte da programação foi garantida por uma brasileira, que me falou de um festival de filmes ao ar livre. Um moço que encontrei disse que eu precisava conhecer Granada, cidade dos pais dele. Nem estava nos meus planos, mas descobri que era incrível e pude conhecer o Castelo de Alhambra! Conheci um grupo de brasileiros e um espanhol, que morava em Granada, e fomos abordados por pessoas na rua, que indicavam lugares para irmos, com cortesia de uma cerveja. Rodamos a cidade com essas cortesias, bebendo e comendo de graça, e à noite ainda fomos a uma boate sem pagar entrada", lembra.

Buscar informações com amigos ou conhecidos que já fizeram o roteiro são dicas valiosas do diário de viagem de Daniela para quem deseja se preparar para um tour.

"Teve uma vez que um amigo colaborou para o sucesso de uma viagem em que passei por cinco países da Europa. Ele tinha morado na Alemanha e, quando você está viajando, quer ver tudo. Sentei com esse amigo, que deu dicas valiosas. Mas também recorri às centrais de informação ao turista. O lado bom de planejar um tour é otimizar o tempo e pude conhecer lugares como Bruges, a cidade medieval, e Bruxelas, capital da Bélgica, onde assisti a um intergaláctico festival de jazz", conta a jornalista.

LEIA TAMBÉM:

Família viaja na baixa temporada - Em 24 horas os Calzavara passaram por quatro países da Europa

O casal Fabiane Rocha e Valdemir Calzavara com as filhas Isabela, 12, e Giovana, 7, às vésperas de embarcarem para mais uma aventura pela Europa