Wanessa Barbosa passou a paixão pelo cinema para a filha Rebeca, de 14 anos: "Muda a minha maneira de ver o mundo"
Wanessa Barbosa passou a paixão pelo cinema para a filha Rebeca, de 14 anos: "Muda a minha maneira de ver o mundo" | Foto: Marcos Zanutto



Que a infância é uma das melhores fases da vida, ninguém duvida. Época de brincadeiras em que também assistimos a alguns dos filmes que serão lembrados para sempre. Rebeca Barboza Galhardo, de 14 anos, e os irmãos Rafaela e Pedro Rachi Faria Zemuner de Paiva, de 14 e 10 anos, respectivamente, ainda estão formando esta cinemateca de recordações da meninice. Os filmes que hoje assistem, um dia serão o que é para os seus pais "A Fantástica Fábrica de Chocolate".

Cada um que na época de criança embarcou, lá pelos anos de 1980 e 1990, na viagem comandada pelo fantástico Willy Wonka (Gene Wilder), sonhou encontrar um bilhete dourado. Igualzinho ao do protagonista Charlie Bucket (Peter Ostrum).

Hoje, assim como o ator mirim do clássico, que cresceu e abandonou a arte cinematográfica para virar um veterinário, quem era criança naquela época também seguiu a vida. Se tornaram pais e até avós de crianças que agora sonham com o mundo criado pelo cinema.

"Em muitos filmes, eu acabo me identificando com alguns personagens", conta Rafaela, que cursa o nono ano do Ensino Fundamental.

O mundo adolescente de Rafaela será lembrado daqui alguns anos por cenas e trilhas sonoras de filmes como "A Culpa é das Estrelas", assim como o irmão, Pedro, não esquecerá, as vezes em que se sentiu o próprio "Toretto", personagem de Vin Diesel na franquia "Velozes e Furiosos".



Rafaela diz que gosta de todos os gêneros e que escolhe os filmes principalmente pelo elenco e se orienta também pela sinopse.

Hoje, as séries exibidas através de serviços streaming disputam a preferência das crianças e adolescentes com o cinema. E, assim como as brincadeiras infantis, seriados e longas-metragens – até por causa da classificação etária – ficam circunscritos e são mais populares em determinadas idades.

Rafaela, bem como Rebeca, se rendeu ao filme "A Cabana", adaptação do best-seller homônimo do escritor canadense William P. Young. Mas as duas também seguem séries a exemplo de "Grey’s Anatomy", "Teen Wolf" e "Pretty Little Liars".

Estudante do nono ano do Ensino Fundamental, Rebeca inclui neste ranking a polêmica série "13 Reasons Why". A mãe da adolescente, a bibliotecária Wanessa Barboza, diz que em relação a filmes ou seriados sempre orienta sobre os conteúdos, porém, procura não impor restrições.

"Não sou o tipo de mãe que proíbe o que assistir. Digo sempre: ‘Filha, o que é bom você assimila’. Até porque temos uma base cristã forte. Procuro orientar, dizendo que se tiver alguma dificuldade em relação ao que assistiu, que procure falar comigo. Acredito que tudo é uma questão de conversar", avalia Wanessa.

Orientações que ajudam na formação da jovem cinéfila. "O que eu mais gosto de ver é que todos os filmes sempre têm um lado bom e a gente pode aproveitar para a vida. Quando assistimos a uma história no cinema, isso mexe com a gente. Muda a minha maneira de ver o mundo", assegura Rebeca.

Imagem ilustrativa da imagem Pequenos cinéfilos