Faça você mesmo, ou do it yourself (DIY), em inglês, é um princípio que consiste em fazer, construir ou reparar algo por conta própria, no lugar de comprar ou pagar por um trabalho de profissional especializado. Historicamente, a partir do final da década de 1970, o faça você mesmo foi associado ao anarquismo e vários outros movimentos anticomunistas, principalmente nos casos de grande rejeição à ideia de que um indivíduo deve sempre comprar de outras pessoas os itens que deseja ou necessita. Como princípio ou ética, faça você mesmo questionava o suposto monopólio das técnicas por especialistas, estimulando a capacidade de pessoas não especializadas de aprenderem a realizar coisas além do que tradicionalmente se julgam capazes.
Com o aumento do preço da mão de obra, principalmente nos Estados Unidos, a necessidade das pessoas começarem a fazer as suas pequenas obras em casa aumentou muito, sendo tal prática estimulada através dos programas de televisão ensinando a fazer diferentes objetos. As empresas que vendiam os materiais adaptaram-se para comercializar em pequenas quantidades e com manual de instruções, dando origem às grandes cadeias de venda de produtos para bricolagem.
O boom da internet na primeira década do século 21 fez surgir vários sites explicativos do passo a passo para fazer tudo o que se possa imaginar. O desenvolvimento de vídeos na Web deu o impulso que faltava para qualquer pessoa fazer um trabalho ou objeto seguindo o passo a passo.
Faça você mesmo também pode ser considerado como um estilo de vida, pois, pessoas super motivadas começam a suprir suas necessidades por conta própria, sem precisar da ajuda de especialistas, valorizando a disseminação do conhecimento. Nos serviços, muitos itens podem ser executados, de limpeza de casa e jardinagem até pequenos consertos de carro e limpeza de piscinas, por exemplo.
No atual momento difícil da economia brasileira, em se tratando de gerenciar melhor as finanças pessoais, cortar custos faz-se necessário e parece uma tarefa óbvia, como primeira medida para fazer os gastos caberem na renda mensal. Porém, tal iniciativa torna-se um desafio maior quando já se reduziu o que estava visivelmente mais fácil.
Assim, adotar a cultura do faça você mesmo é um importante meio de reduzir ainda mais outros gastos e atravessar este contexto delicado da economia, cujos efeitos impactam diretamente no bolso de todos os brasileiros, reduzindo receitas e gerando aumento de desemprego.
Em tempos turbulentos e instáveis, ao pensar em comprar algo ou adquirir um serviço, vale sempre aplicar o modelo dos 3 "Ps", ou seja, antes de comprar, perguntar-se "preciso disto neste momento", "posso pagá-lo" e "porque comprar tal item agora".

Charles Vezozzo consultor de finanças pessoais e empresariais