Atividade física e neuro-hormonais
Já é do conhecimento da maioria que atividade física aumenta a energia, a força, a resistência cardiovascular; melhora a estética, tonificando e modelando seus músculos; melhora a pele, os cabelos e as unhas e retardam o envelhecimento, além de queimar o tecido adiposo. E os benefícios não param por aí!

Não se fala muito sobre as vantagens diretamente relacionadas ao sistema endócrino (hormonal). Esses hormônios são produzidos por várias partes do corpo como fígado, pele, cérebro e são responsáveis pelo bom funcionamento de nosso organismo. O equilíbrio desses hormônios melhora nossa saúde, a resistência física, a taxa metabólica basal e nosso estado emocional.

Segue a descrição do Quarteto da Felicidade que é liberado com atividade física.

Dopamina
É um neurotransmissor liberado pelo cérebro que desempenha um número de papéis nos seres humanos e nos animais. O primeiro papel da dopamina é a sensação de prazer e bem-estar, responsável por movimentos voluntários. Estudos apontam que este neurotransmissor está diretamente relacionado com a capacidade de memorização. A falta de dopamina pode provocar no futuro Mal de Parkinson.

A dopamina tem funções fantásticas como: nos motiva a ir em direção às nossas metas, desejos e necessidades, aumenta nossa concentração no trabalho e nos estudos. Muitas pessoas de sucesso praticam atividade física em busca deste neuro-hormonal.

Nos momentos difíceis, ajuda a manter o equilíbrio mental, melhora o sono, aumenta a motivação, também melhora a libido e aumenta nossa atitude.

Serotonina
Flui quando você se sente importante . Solidão e depressão surgem quando a serotonina está ausente Barry Jacobs, neurocientista, diz que antidepressivos se concentram na liberação de serotonina. Lembrar-se das últimas conquistas significativas permite ao cérebro reviver a experiência e, como para nosso inconsciente tudo é real, sentimos a mesma felicidade novamente. É uma maneira de se automotivar. Porém, nada é tão eficiente quanto a atividade física para este fim.

Ocitocina
A ocitocina cria intimidade, confiança e constrói relacionamentos saudáveis. É liberada por homens e mulheres durante o orgasmo, e pelas mães durante o parto e amamentação. Animais irão rejeitar sua prole se a liberação de ocitocina for bloqueada. A ocitocina aumenta a fidelidade. O cultivo de ocitocina é essencial para a criação de laços fortes e melhores interações sociais.

Muitas vezes referida como o hormônio do afago, uma maneira simples de manter a ocitocina fluindo é dar um abraço em alguém.

Endorfinas
As endorfinas são liberadas em resposta à dor e ao stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão. Semelhante à morfina, a endorfina age como um analgésico e sedativo, diminuindo a nossa percepção da dor. Junto com o exercício regular, o riso é uma das maneiras mais fáceis de induzir a liberação de endorfina. Por exemplo, assistir a um show de comédia aumenta os níveis de endorfinas. Manter o seu senso de humor no trabalho e encontrar vários motivos para rir durante o dia são uma ótima maneira de se manter longe do hospital.

Ricardo França, profissional de Educação Física, coach e palestrante motivacional