Lendas urbanas de Londrina
As lendas urbanas são narrativas, que vêm carregadas de conteúdos, mistérios e encantos. Ao mesmo tempo em que envolvem situações do cotidiano contadas como se realmente tivessem acontecido, são histórias misteriosas permeadas de medo, suspense, fatos sobrenaturais, moralidade, emaranhadas com humor, que deixam muita gente de cabelos em pé, pelo toque de realidade sinistra que compõe o seu enredo.
Estas histórias até trazem algumas verdades, no entanto, como são transmitidas oralmente de pessoa a pessoa, sofrem distorções, alterações, entrelaçadas a outras realidades e crenças, pois como diz o ditado "quem conta um conto, aumenta um ponto".
As lendas urbanas estão em todo lugar e despertam a curiosidade principalmente de adolescentes e jovens pelos mistérios e aspectos que se repetem e a envolvem. Quem nunca deu descarga três vezes no banheiro da escola, repetindo três palavrões, esperando a loira do banheiro aparecer? Com medo, mas com o imaginário aguçado e a curiosidade grande. E é por este motivo que este tipo de literatura atrai o público juvenil.
Neste sentido, nos últimos anos foi desenvolvido por uma equipe de técnicos e bibliotecários da Secretaria Municipal de Cultura um projeto cuja temática era Lendas Urbanas. O projeto foi idealizado com objetivo de incentivar a leitura, instigar a curiosidade por este gênero e transmitir informações, conteúdos e peculiaridades a respeito da cidade de Londrina, por meio da contação de lendas urbanas londrinenses.
Entre as lendas contadas no projeto está a de uma moça que recebe rosas vermelhas de uma alma penada antes de morrer no leito da Santa Casa de Londrina em 1989. Outra fala do fantasma da "noivinha da Warta", que começou a ser visto na região do distrito depois que uma moça morreu por ingestão de soda cáustica, após uma desilusão amorosa, na década de 1930. A lenda conta que ela foi enterrada vestida de noiva.
A experiência vivenciada com o projeto Lendas Urbanas de Londrina mostrou que apesar da intensa gama tecnológica, crianças, jovens e adultos se deliciam ouvindo e contando histórias, principalmente as misteriosas, que com seus elementos fantásticos, inusitados e sobrenaturais dão o brilho necessário para encantar o público.
As histórias, as lendas, fazem parte de nosso cotidiano, e está presente em cada etapa da vida do ser humano. São tidas como verdades, mistérios, prenúncios, milagres, entre outros. Neste sentido, é importante preservá-las, pois é patrimônio imaterial da humanidade, trazem informações significativas, constituindo a memória de um povo, cidade ou nação.

Leda Maria Araújo, Diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina