VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Quinta-feira, 30 de Março de 2017
Folha Mais
25/03/2017

PENSAR MAIS

"Quem nunca deu descarga três vezes no banheiro da escola, repetindo três palavrões, esperando a loira do banheiro aparecer? Com medo, mas com o imaginário aguçado e a curiosidade grande. E é por este motivo que este tipo de literatura atrai o público juvenil"

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Lendas urbanas de Londrina
As lendas urbanas são narrativas, que vêm carregadas de conteúdos, mistérios e encantos. Ao mesmo tempo em que envolvem situações do cotidiano contadas como se realmente tivessem acontecido, são histórias misteriosas permeadas de medo, suspense, fatos sobrenaturais, moralidade, emaranhadas com humor, que deixam muita gente de cabelos em pé, pelo toque de realidade sinistra que compõe o seu enredo.
Estas histórias até trazem algumas verdades, no entanto, como são transmitidas oralmente de pessoa a pessoa, sofrem distorções, alterações, entrelaçadas a outras realidades e crenças, pois como diz o ditado "quem conta um conto, aumenta um ponto".
As lendas urbanas estão em todo lugar e despertam a curiosidade principalmente de adolescentes e jovens pelos mistérios e aspectos que se repetem e a envolvem. Quem nunca deu descarga três vezes no banheiro da escola, repetindo três palavrões, esperando a loira do banheiro aparecer? Com medo, mas com o imaginário aguçado e a curiosidade grande. E é por este motivo que este tipo de literatura atrai o público juvenil.
Neste sentido, nos últimos anos foi desenvolvido por uma equipe de técnicos e bibliotecários da Secretaria Municipal de Cultura um projeto cuja temática era Lendas Urbanas. O projeto foi idealizado com objetivo de incentivar a leitura, instigar a curiosidade por este gênero e transmitir informações, conteúdos e peculiaridades a respeito da cidade de Londrina, por meio da contação de lendas urbanas londrinenses.
Entre as lendas contadas no projeto está a de uma moça que recebe rosas vermelhas de uma alma penada antes de morrer no leito da Santa Casa de Londrina em 1989. Outra fala do fantasma da "noivinha da Warta", que começou a ser visto na região do distrito depois que uma moça morreu por ingestão de soda cáustica, após uma desilusão amorosa, na década de 1930. A lenda conta que ela foi enterrada vestida de noiva.
A experiência vivenciada com o projeto Lendas Urbanas de Londrina mostrou que apesar da intensa gama tecnológica, crianças, jovens e adultos se deliciam ouvindo e contando histórias, principalmente as misteriosas, que com seus elementos fantásticos, inusitados e sobrenaturais dão o brilho necessário para encantar o público.
As histórias, as lendas, fazem parte de nosso cotidiano, e está presente em cada etapa da vida do ser humano. São tidas como verdades, mistérios, prenúncios, milagres, entre outros. Neste sentido, é importante preservá-las, pois é patrimônio imaterial da humanidade, trazem informações significativas, constituindo a memória de um povo, cidade ou nação.

Leda Maria Araújo, Diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina
Continue lendo
8
Continue Lendo
2-1-150-1943-20170325
2-1-150-1853-20170325
2-1-150-1854-20170325
2-1-150-1826-20170325
2-1-150-1863-20170325
2-1-150-1935-20170325
2-1-150-1761-20170325
2-1-150-1936-20170325
Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoFolha MaisEleições 2016Índice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoterias
SEMANAIS
Folha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroMercado DigitalFolha RuralReportagemCozinha & Sabor
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteClube do AssinanteFale ConoscoAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados