Com o verão chegando, não podemos descuidar da alimentação, essencial para mantermos a mente e o corpo saudáveis. Junto ao desejo de aproveitar a estação com todo o seu encanto e diversão, nos vem a preocupação de estar em forma, não engordar e muitas vezes ainda a necessidade de emagrecer. Para isso existem inúmeras estratégias nutricionais que podem lhe ajudar a desfrutar deste delicioso período.
Uma dica é deixar os tentadores petiscos de lado e optar pela combinação de saladas funcionais (folhas cruas, legumes, azeite e/ou oleaginosas), que evitam o mal-estar após as refeições em dias muito quentes, corrigem necessidades orgânicas e ainda repõem a perda de água e de sais minerais.
Mas evite alguns alimentos tradicionalmente utilizados, como é o caso das passas, dos molhos gordurosos à base de maionese, queijo ou iogurte, bem como os embutidos e enlatados (peito de peru, presunto, milho, ervilha).
Entre os alimentos que podem ser consumidos à vontade estão: abobrinha, palmito, aspargo, limão, repolho, rabanete, pepino, vegetais verde-escuros, couve-flor, berinjela e brócolis.
Isso porque todos esses alimentos são ricos em nutrientes e precisam de mais energia para serem digeridos e absorvidos do que eles têm em suas composições. Por isso, podemos comer à vontade, mas lembrando que não podemos nos enganar com molhos e temperos industrializados, pois eles podem ser verdadeiras bombas. Tempere com limão, pimenta, orégano, cúrcuma...
Uma dieta só com esses vegetais também não é suficiente, já que o nosso corpo precisa de proteína, gordura e carboidrato em doses individuais para funcionar da melhor maneira possível. Para melhor adequar, procure um nutricionista qualificado.
Você já deve ter ouvido alguém falar que o protetor solar é indispensável para a proteção da pele, mas uma boa alimentação também conta com diversos nutrientes considerados fotoprotetores. Eles ajudam a fortalecer as defesas das células contra radicais livres a que somos expostos nos dias de sol que podem nos proporcionar as desagradáveis manchas, vermelhidão, rugas e o envelhecimento.
Alimentos com carotenoides, flavonoides, vitamina C e E são considerados nutrientes e compostos bioativos fotoprotetores, para isso aposte no consumo frequente de abóbora, cenoura, mamão, manga, nos vegetais verde-escuros, bem como não deixe de incluir azeite de oliva, amêndoas, castanhas e ovos.
Já frutas como goiaba, abacaxi, morango, acerola, caju e limão são excelentes fontes de vitamina C, que participa de diversos processos metabólicos, entre eles a produção de colágeno, que também é responsável por proporcionar elasticidade e firmeza à nossa pele.
Para garantir uma boa hidratação da pele, invista na ingestão do ômega 3, encontrado em linhaças, chia, peixes (salmão, sardinha, arenque e atum).
Com isso, podemos conciliar saúde, estética e sabor.

Andrieli Botton, nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais