Psicóloga orienta os pais a promoverem brincadeiras que entrosem as crianças tímidas
Psicóloga orienta os pais a promoverem brincadeiras que entrosem as crianças tímidas | Foto: Shutterstock



Em maior ou menor grau todos temos nossos momentos de timidez e isso não é um problema, afinal, muitas pessoas preferem observar o ambiente antes de se expressar. No entanto, em grau exagerado, a timidez pode trazer prejuízos escolares, profissionais, emocionais e cognitivos. "A timidez até pode ajudar quando não traduz uma perda na vida do indivíduo, por funcionar como um filtro. Porém, quando é excessiva, pode ser hora de buscar ajuda de um profissional", aponta Maria José Parente Janini de Toledo, psicóloga e docente da UniFil.

Ela alerta que, no caso das crianças, a timidez pode levar a baixo desempenho acadêmico por dificuldade de se relacionar. São vários os motivos que levam uma pessoa a ser mais ou menos tímida, entre eles insegurança, rejeição, sentimento de menos valia, baixa autoestima, sensação de que as coisas boas só acontecem com o outro. "Pode ser aquela pessoa que quando criança sempre ouviu que não era bom, que fazia tudo errado. Ela ouve coisas, as internaliza e acha que isso é verdadeiro. Por isso tem medo de se expressar e novamente ser julgado", explica a psicóloga.

Pequenas atitudes podem ajudar os tímidos a se relacionarem melhor com pessoas desconhecidas. Para os pais, Maria José recomenda promover brincadeiras que entrosem as crianças. Outra sugestão é levar o filho para participar de esportes em equipe. "Eles também podem conversar com a equipe pedagógica da escola para trabalhar com a criança de forma diferente, estimulando o relacionamento com outros alunos."

Para os adultos, a dica é participar de atividades em grupo que sejam de áreas de interesse. Um amante dos livros, por exemplo, pode participar de clubes de leitura, onde irá se relacionar com pessoas que também gostam de ler e poderá se expressar com mais segurança. "Pequenas atitudes favorecem fazer amizades, como ter empatia, ouvir o outro, cumprimentar, aceitar elogios, não ignorar quando os outros falam."

A psicóloga lembra que algumas pessoas tímidas podem se sentir mais confortáveis com relações virtuais e nesse sentido a internet seria prejudicial, já que pode fazer com que o indivíduo se acomode. "É preciso equilíbrio. Hoje a sociedade está em constante mudança e isso pode ser um fator de ansiedade para os tímidos, eles ficam ansiosos com a imprevisibilidade. Mas praticamente nada pode ser controlado. A pessoa precisa aprender a lidar com os obstáculos", recomenda.