A psicanalista Sílvia Martins da Silva: escolher um curso universitário significa ter uma identidade própria
A psicanalista Sílvia Martins da Silva: escolher um curso universitário significa ter uma identidade própria | Foto: Marcos Zanutto



Escolher um curso universitário é uma nova etapa da vida. "Significa ter identidade própria", observa a psicanalista Sílvia Maria Martins da Silva, especialista em Recursos Humanos e orientação vocacional. "E muitos adolescentes não estão preparados para isso." Na opinião dela, porque os pais estão criando os filhos de forma infantilizada e, eles, por sua vez, terminam o Ensino Médio muito novos para tomar uma decisão tão séria. "Uma menina de 17 anos é imatura ainda."
Da clientela de Sílvia, 70% são adolescentes desorientados em relação à vida profissional. "Ou vão pela sugestão dos pais ou seguem a mesma profissão deles." Depois de cursada uma primeira faculdade, os estudantes procuram algo que realmente lhes dê satisfação pessoal. "Eu tive um caso de um jovem que estava tentando medicina há oito anos para agradar aos pais por causa do retorno financeiro", revela.
Para a psicanalista, é importante que os pais apoiem os filhos em sua decisão. "Se o filho diz que quer fazer Música, o pai recomenda que antes disso faça uma faculdade como se a Música não fosse profissão." (M.R.)