- Industrializados: enlatados, processados, etc. têm no rótulo as informações de armazenamento mesmo depois de abertos. Não armazene na embalagem de origem e use o mais rápido possível. Guarde-os na porta da geladeira, pois têm conservantes e a alteração da temperatura não irá afetá-los.

- Ovos: não precisam ser retirados de sua embalagem original e devem ser armazenados no interior da geladeira por até dez dias.

- Peixes e alimentos feitos com ovos crus (maionese, mousse): têm validade de 24 horas, se não forem consumidos devem ser desprezados.

- Carnes: se comprar em grande quantidade porcione, coloque em refrigeração na prateleira superior o que for usar em até três dias (72 horas) e congele o resto. Atenção: embale em porções pequenas a quantidade necessária para cada refeição da família e congele. Nunca lave as carnes – não é necessário, pois somente a alta temperatura (do cozimento) elimina os microorganismos.

- Leite longa vida: se a embalagem estiver fechada pode ficar no armário. Se abrir a embalagem, esta deve ficar na prateleira mais fria (superior) e o prazo de validade é de dois a três dias.

- Lácteos (iogurtes, queijos): também devem ficar na prateleira superior, e consumidos dentro do prazo de validade.

- Grãos (arroz, feijão, grão de bico, lentilha): podem ser cozidos e armazenados em embalagens próprias – de plástico ou vidro. Prazo de validade de três a cinco dias.

- Verduras e frutas: devem ser armazenados na gaveta sempre dentro de sacos novos, jamais em sacos de supermercado, que podem trazer contaminação para dentro da geladeira. Frutas cítricas podem ficar em embalagens abertas. Para guardar as folhas, higienize em solução clorada: para cada litro de água colocar uma colher de sopa de água sanitária que deve ter inscrito no rótulo que é própria para alimentos. Lavar folha a folha em água corrente, colocar em solução clorada por 15 minutos e enxaguar novamente. Para ter uma durabilidade maior das folhas, leve à centrífuga e depois guarde em caixas plásticas tampadas na parte inferior ou dentro da gaveta. Pode-se higienizar uma quantidade para três dias.
*Frutas abertas/cortadas devem ficar na parte superior da geladeira, que é mais refrigerada, e consumidas em até 24 horas.

- Embutidos (como salame): apesar de serem vendidos no mercado em temperatura ambiente, devem ser armazenados nas prateleiras do meio. Prazo de validade de até três dias, depois de abertos.

- Sobras de alimento: devem ser armazenados em potes e podem ficar na prateleira do meio, pois já passaram pela alta temperatura – tente usá-los o mais rápido possível (três dias).

Atenção!

- Tudo deve ser descongelado na geladeira ou micro-ondas desde que o consumo/cocção sejam imediatos. Um alimento descongelado só pode ser recongelado se mudar de estado, isto é, se for cozido antes do recongelamento.

- Não armazene na mesma embalagem (caixa) queijo e presunto – são alimentos de origens diferentes e podem causar a contaminação cruzada.

- Se for armazenar carnes diferentes na mesma prateleira procure armazenar em caixas tampadas para não provocar contaminação cruzada.

- Não sobrecarregue a geladeira, não deixe os alimentos muitos "colados" para que haja circulação do ar.

- Nunca guarde alimentos dentro de panelas na geladeira.

Higienização da geladeira

Escolha um dia com menor quantidade de alimentos possível, pois é necessário desligar a geladeira, e os alimentos não podem ficar fora de refrigeração por muito tempo.

Higienização: duas etapas

1ª etapa: água e detergente - limpar tudo do teto à gaveta (retirar) e secar;
2ª etapa: passar vinagre branco de álcool ou de maçã, puro sem diluição;
Desodorizar com bicarbonato de sódio e um pouquinho de água. Passar em toda a geladeira.

Fonte: Adriana Figueiredo, consultora e auditora do Programa Alimento Seguro (PAS) e instrutora do Senac