Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS - O que levar para a ceia
| Foto: Shutterstock


Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que levar para os anfitriões quando são convidadas para a ceia de Natal ou de Ano Novo. Comprar um presente ou contribuir com um prato? De acordo com a personal organizer da Casa Criativa, Danielle Leonel, de Cornélio Procópio, o convidado deve sempre perguntar para o anfitrião se deve levar algo para a ceia, e mesmo assim, levar algum mimo para os donos da casa.

"Presentear os anfitriões é uma forma de gratidão, principalmente para com a anfitriã, que deve ter passado muito tempo pensando em todos os detalhes para a reunião", ensina.

De acordo com Danielle, ao ser convidada, a pessoa deve perguntar à anfitriã se ela quer que leve algo e se o prato deve ser pequeno ou grande, o que vai depender do número de convidados. Se ela aceitar, o melhor a fazer é oferecer opções de pratos.

"Seja explícito e diga exatamente o que poderá levar, como uma torta de palmito ou uma mousse de chocolate. Dessa forma a anfitriã, de acordo com os pratos que já planejou fazer ou que outros convidados vão levar, irá dizer o que será melhor. Senão corremos o risco de todo mundo levar a mesma coisa. Se for algum prato especial, mais temperado, por exemplo, e que pode não agradar a todos, é recomendado avisar com antecedência", diz ela.

Pessoas com algum tipo de intolerância ou alergia alimentar podem se oferecer para levar um prato que possa comer, mas em geral, segundo Danielle, quem prepara o jantar deve se certificar se entre seus convidados há alguém com alguma restrição. "Para quem tem crianças pequenas, ou que só se alimentam com determinado alimento, a dica é levar algo para elas."

Como forma de gentileza com seus anfitriões, o convidado pode levar um presente para a anfitriã ou ainda para o casal. "Como é Natal, uma sugestão é levar algo para a casa, como velas decorativas sem aroma, pequenos cachepôs, um pano de prato mais elaborado. Para o anfitrião vinhos ou cervejas gourmet são boas opções. Um panetone também vale, bem embalado. Mesmo que haja amigo secreto os donos da casa podem ser presenteados", diz Danielle.

A personal recomenda cuidado ao dar flores, já que alguém pode ser alérgico. Ela diz que, como sinal de retribuição pelo convite, outra opção é mandar as flores dois dias depois da reunião. "Um porta-retrato bonito, com uma foto da festa, também é uma opção de presente. A boa intenção é o que vale."