Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS - Fortalecendo mente e espírito
| Foto: Shutterstock


Conhecida pela tradição nas diversas bênçãos que os freis capuchinhos realizam ao longo de todo ano, em especial a dos carros em janeiro, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba, é uma referência para católicos e pessoas de diferentes credos quando o assunto é fortalecer mente e espírito por meio da fé potencializada pela ciência.

Há mais de 15 anos, todas as quintas-feiras, a programação da paróquia é voltada para o Movimento Entreajuda (ajuda recíproca), que deriva da celebração de mesmo nome idealizada pelo Freio Alvadi Pedro Marmentini, que atrai milhares de pessoas para rezar, ouvir, meditar e se reenergizar por meio do toque entre os frequentadores e a imposição de mãos realizada por psicólogos, parapsicólogos e voluntário treinados.

A exemplo de outras atividades promovidas em uma instituição católica, esse método de evangelização passou pela avaliação dos bispos da Arquidiocese de Curitiba e foi aprovada em 2001. No mesmo ano teve início a Celebração da Entreajuda que rapidamente evoluiu para o movimento homônimo que possui várias frentes de atuação como o Centro Franciscano de Voluntariado, Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer, Terapia do Luto, Cursinhos de Parapsicologia e Grupo do Amor Exigente (destinado a orientar famílias em problemas com dependência química) e Faróis da Esperança (que leva o atendimento a idosos e doentes que têm dificuldades de deslocamento).

"A origem do Entreajuda veio da percepção do Frei Alvadi sob os males que acometem as pessoas principalmente em cidades grandes. Como a nossa igreja é muito próxima do Centro de Curitiba, sempre vêm pessoas sentindo tristeza, solidão e depressão", constata o frei e parapsicólogo Pedro Cesáreo Palma, que desenvolve essa ação junto aos freis Davi Nogueira Barbosa e Maurício Aparecido Solfa.

"O que nos propomos a fazer nas quintas-feiras é a partir do fato de que toda a vida de Jesus foi para minorar o sofrimento do povo de seu tempo, ora curando ou abençoando. Usamos essa forma de evangelização como instrumento de levar as pessoas a viverem o presente e terem confiança em si mesmas, sem abrir mão dos tratamentos de saúde física e mental que, porventura, estejam fazendo", esclarece o frei.

Tratamento
A programação de toda quinta-feira (exceto em feriados) do Movimento Entreajuda se dá nas seguintes etapas: acolhida e saudação inicial, feita por um dos freis; relaxamento ou meditação, realizado por um voluntário quase sempre com formação em psicologia e parapsicologia; a Palavra de Deus (na qual o frei trabalha um tema específico); compromisso que funciona como uma renovação do batismo por meio da bênção e aspersão da água; poder do toque no qual os participantes são convidados a darem as mãos ou tocarem os ombros; bênção dos objetos; testemunhos e a imposição das mãos feita pelos freis e voluntários individualmente.

"É por meio do mergulho em si mesmo, cultivando pensamentos positivos, que cada um consegue usufruir de todo o potencial humano. Na Entreajuda conseguimos mostrar que é possível de uma forma muito pragmática, a partir da respiração e do relaxamento, começarmos a retomar o contato com o tempo presente", orienta o frei.

Parapsicologia científica

Autor do livro "Os Milagres de Jesus e os Princípios de Sobrevivência da Parapsicologia", o frei Pedro Cesário Palma apresenta de forma prática essa ciência e o quanto é atual o princípio "Conhece-te a ti mesmo" do filósofo grego Sócrates (399 a.C). "Um dos objetivos da Parapsicologia Científica/Sistema Grisa é levar o ser humano a conhecer-se a si mesmo, como funciona o poderoso mecanismo de sua mente e como ele poderá colocar seu potencial a serviço da sua própria vida, da vida dos outros e de todo o planeta", argumenta.

Ele chama atenção para a contradição que existe com toda a evolução do homem, "desvendando segredos do microcosmo ou do universo", ao mesmo tempo em que muitos não conseguem viajar "em direção ao seu mundo interior". "O pensamento tem poder imenso na vida. Tudo que a gente pensa ou imagina acaba atraindo e os pilares da parapsicologia científica, justamente, atuam nessas programações humanas milenares, culturais e mentais de toda a nossa história de vida, somada ao nosso potencial paranormal", sintetiza.

Serviço

Movimento Entreajuda
http://www.ocapuchinho.com.br/EntreAjuda.php
Telefone – (41) 3335-5752