Com o amadurecimento, a pele vai perdendo algumas propriedades essenciais para manter a elasticidade e tonicidade. A médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Fernanda Camargo Boin, explica que o tempo gera o aumento da flacidez, degeneração do colágeno, perda da sustentação da face e o ressecamento da pele. Essas ações podem piorar com os desregramentos, como exposição solar, alimentação desequilibrada e vícios, como cigarro e bebidas alcoólicas.

De acordo com a especialista, todos deveriam se preocupar com a saúde da pele independentemente da idade, mas o envelhecimento cutâneo pode começar a partir dos 25 anos, quando é possível iniciar o tratamento de acordo com cada indivíduo, incluindo filtros solares e hidratantes específicos e/ou produtos de uso tópico, como vitamina C e ácido retinoico, que atuam como antioxidantes e estimulam o colágeno - os nutracêuticos podem auxiliar o processo.

Há também os procedimentos estéticos com recursos cada vez mais modernos, como toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e ácido polilático, aplicação de fios de sustentação, radiofrequência e lasers fracionados.

As peles maduras tendem a necessitar de hidratação mais intensa e dermocosméticos específicos, por isso a importância do acompanhamento com dermatologista. Manter hábitos saudáveis faz parte do tratamento, não adianta buscar alternativas se não há preocupação com a alimentação, exercícios físicos e beber muita água. Estando com a saúde em dia, os produtos e procedimentos estéticos se tornam apoio para obter uma pele cada vez melhor.

Veja alguns produtos que podem auxiliar no cuidado com a pele madura:

Neovadiol - Vichy
Neovadiol - Vichy
Sensibio – Bioderma
Sensibio – Bioderma
Anthelios AE – La Roche Posay
Anthelios AE – La Roche Posay
Nutratopic Pro - AMP
Nutratopic Pro - AMP