No dia 5 de setembro foi comemorado o Dia do Irmão. Sabemos que o laço entre irmãos pode ser muito maior que o DNA. No sentido figurado, o mesmo substantivo traz o significado para pessoa que possui uma proximidade afetiva muito grande em relação a outra ou é adepta das mesmas correntes, filosofias, opiniões e crenças religiosas de outro.

Com isso, irmãos foram retratados na ficção de maneiras muito diferentes. Filhos de mesmo pai e mãe que eram inimigos, rivais, travando guerras e disputando poder, assim como aqueles que não possuem nenhum grau de parentesco, mas a amizade é tão forte que se autodenominaram irmãos. Conheça algumas obras que permeiam as aventuras, dramas e conflitos entre os entes familiares.

Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS
Xingu Ano: 2012 Direção: Cao Hamburger Dirigido por Cao Hamburger, Xingu conta a história dos irmãos Villas-Bôas na Expedição Roncador-Xingu, da Marcha para o Oeste, programa de expansão de Getúlio Vargas. Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat) trocam o conforto da vida urbana pelas aventuras das matas até se depararem com povos indígenas, com quem se relacionaram evitando maiores conflitos. Os irmãos Villas-Bôas se tornaram referência nas relações com os índios, promovendo o respeito ao ser humano, independentemente de suas tradições. Com as experiências dessa relação, nasce o Parque Nacional do Xingu, por meio do projeto do antropólogo Darcy Ribeiro.
Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS
| Foto: Fotos: Divulgação
Dois Filhos de Francisco Ano: 2005 Direção: Breno Silveira O filme dirigido por Breno Silveira difunde a história dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano. Francisco (Ângelo Antônio), pai de nove filhos, pretende transformar dois deles em uma dupla de música caipira. Lavrador humilde, não mede esforços para torná-los conhecidos na região, até que uma morte desestabiliza a família. Dando continuidade ao sonho do pai, o mais velho, Mirosmar (Márcio Kieling) se muda para a cidade para tentar a carreira. Casado e com duas filhas, passa por dificuldades até ver no irmão Welson (Thiago Mendonça) a chance de formar nova dupla. O resultado, o sucesso da dupla Zezé di Camargo e Luciano.
Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS
Esaú e Jacó Autor: Machado de Assis Editora: Martin Claret Como na história bíblica que dá título ao romance, Machado de Assis dá vida a dos irmãos que são rivais em tudo, Pedro e Paulo. Segundo uma previsão de uma adivinha, os filhos de Natividade seriam grandes. Os irmãos crescem fisicamente idênticos e de personalidades completamente diferentes. Quando adultos, disputam o amor da mesma mulher, Flora. Paulo é republicano e Pedro monarquista. Com isso, Machado de Assis retrata o período político brasileiro às vésperas da Proclamação da República.