"Trabalhei 12 anos como designer gráfico. Abandonei a profissão dois dias depois de conhecer os conceitos da agrofloresta", diz Eduardo Carriça
"Trabalhei 12 anos como designer gráfico. Abandonei a profissão dois dias depois de conhecer os conceitos da agrofloresta", diz Eduardo Carriça | Foto: Fábio Alcover



Agrofloresta e agricultura biodinâmica
A produção de alimentos orgânicos tem gerado novas técnicas de trato com o solo e com a agricultura. Um destaque é o sistema agroflorestal multiestrato, também chamado de agrofloresta, que associa cultivos agrícolas e florestais com alta produtividade e sem insumos externos. Esse modelo de produção foi implementado pelo suíço Ernst Götsch, na Bahia, e em pouco tempo difundido por vários estados.
"A agrofloresta é um sistema derivado da permacultura, forma de agricultura de base ecológica que utiliza muitas árvores permanentes e também cuida do design de cada sítio ou organismo agrícola. Mais recentemente, aqui no Brasil, iniciaram-se experiências de agroflorestas no Sul da Bahia, onde hoje é conhecido esse sistema como agricultura sintrópica. A agrofloresta é tida por muitos como a melhor agroecologia para os trópicos", explica o engenheiro agrônomo e coordenador estadual de Agroecologia da Emater, Paulo Lizarelli.
Este método vem sendo aplicado numa propriedade rural de Sabáudia, município próximo a Londrina. O produtor rural Eduardo Carriça cuida da área na companhia da esposa. "Trabalhei 12 anos como designer gráfico. Abandonei a profissão dois dias depois de conhecer os conceitos da agrofloresta", disse ele.
A família implantou o sistema ano passado em 2,42 hectares. "A implementação desse sistema trouxe um ganho enorme de produtividade. Antes tínhamos 15 variedades, atualmente são 100 itens", contou. Até o final do ano, a ideia é dobrar a área cultivada e, consequentemente, a renda. Carriça entrega cestas em Arapongas e participa de duas feiras orgânicas em Londrina. Em setembro, ele pretende coordenar aqui na região curso sobre agrofloresta para difundir o sistema.

MÉTODO ANTIGO
Criada na década de 1920 pelo austro-húngaro Rudolf Steiner, a agricultura biodinâmica é um dos métodos mais antigos de cultivo sem uso de agrotóxicos. Entre as principais características estão o uso do calendário astrológico para o plantio e o uso de minerais na terra. "A agricultura biodinâmica usa a matéria orgânica como base, preparados ou pré-diluídos, feitos de diversos materiais da Europa daquela época (anos 1920), como uma homeopatia", explicou o coordenador de Agroecologia da Emater, Paulo Lizarelli.
De acordo com a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, a técnica é aplicada em aproximadamente mil propriedades brasileiras. No Paraná são cerca de 50.
O produtor rural Egon Bertolaccini desenvolve este método na propriedade familiar desde a década passada. A Fazenda Terra Nova, localizada em São Jerônimo da Serra, já obteve o título de maior área biodinâmica do Estado.
"Depois de conhecer (a técnica), tive facilidade para migrar para uma agricultura biodinâmica. E as características da Terra Nova colaboraram: cafezal de médio porte, não tínhamos dependência de insumos por causa do solo fértil, clima de serra e ao sul do Trópico de Capricórnio, solo de terra roxa, que traz abrangência maior de sabores e aromas do café", observa Bertolaccini.
O sistema implantado levou ao topo o Café Terrara, produzido pela família. Em 2011, conquistou o título de melhor café natural do Paraná. No ano seguinte, recebeu da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) o título de Cup of Excellence – Natural Late Harvest.
Hoje, a Fazenda Terra Nova também produz outros produtos biodinâmicos, como feijão, milho pipoca e farinha de trigo integral, esta lançada recentemente na Bio Brazil Fair, maior feira do segmento da América Latina. "Por causa da diversidade de produtos, a fazenda aumentou sua produtividade e a renda", afirma o produtor.
A Fazenda Terra Nova também está na Rota do Café, recebe muitos turistas e é palco de cursos sobre a temática e difusão dos conceitos biodinâmicos. A procura pelo tema levou o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) a agendar um curso sobre Agricultura Biodinâmica no local, a ser realizado em julho.

Saiba Mais




Serviço
Curso: Introdução à Agricultura Biodinâmica
Data: 29 e 30 de julho
Local: Iapar - Londrina
Inscrições: (43) 3376-2284