Imagine um aplicativo em que moradores de todo o mundo postam fotografias de lixo jogado na rua e as informações vão sendo organizadas geograficamente e por tipo de resíduo. Pois esta é a proposta do Litterrati, um aplicativo para telefones celulares desenvolvido na Califórnia, disponível globalmente pelo sistema IOS (Apple) e que já conta com mais de 330 mil adeptos.

Em Londrina, o primeiro usuário é o cientista ambiental Caio Dalla Zanna, que já postou diversas fotos de garrafas, tampinhas e outros resíduos encontrados nas ruas. Para ele, o aplicativo é como se fosse um "Pokemon go do lixo", porque a proposta é tornar a cidade mais limpa através de uma brincadeira saudável e descontraída.

"A brincadeira é limpar a cidade. Além de fotografar, tem que pegar o lixo e jogar no lugar certo. Quem sabe um dia vamos ter mutirões, competição entre as cidades? Qual comunidade pegou mais lixo? Para mim, essa é a evolução da coisa. Eu sempre tirei foto de lixo e estou ficando vidrado!", conta.

Imagem ilustrativa da imagem OLHAR MAIS
| Foto: Divulgação



A brincadeira, porém, tem uma intenção bem séria por trás: mapear o descarte irregular de resíduos no mundo e possibilitar estratégias para limpar as cidades.

A FOLHA conversou, por e-mail, com o publicitário Jeff Kirshner, criador do aplicativo. Ele conta que a inspiração partiu de um trabalho de mapeamento de bitucas de cigarro em São Francisco, cidade onde mora, que permitiu aumento de 20% no imposto das indústrias de fumo como forma de compensar a sujeira gerada nas ruas.

"Com o Litterati, ao invés dos resíduos ficarem em segundo plano, estão sendo trazidos à tona. O melhor meio de lutar contra o problema do lixo é entendê-lo. As informações tem um tremendo potencial de permitir às cidades implantarem estratégias e criarem mudanças", disse.

Quando perguntado por que as pessoas insistem em jogar tanto lixo no chão, Jeff dá uma resposta que mostra o abismo cultural entre Brasil e EUA.

"Tirando o cigarro, quando você viu alguém jogar algo no chão? Isso não acontece com tanta frequência. O problema são as lixeiras projetadas com falhas e que podem transbordar, além dos itens que voam dos caminhões de lixo", explica.

Definitivamente, o californiano não conhece o péssimo hábito de tantos brasileiros de, simplesmente, jogar seu lixo na rua. Mas, com o Litterrati, quem sabe isso pode mudar?
O aplicativo é gratuito e também estará disponível para celulares Androide a partir do Dia da Terra (22 de abril).

Para conhecer mais do aplicativo acesse o site.