O calor pede alimentos leves e refrescantes, como saladas e sucos, que são ótimos para a saúde e ainda dão energia sem aquecer demais o corpo. Engana-se, porém, quem pensa que os legumes, verduras e frutas resultam em refeições sem graça. Com criatividade e capricho, esses alimentos transformam-se em iguarias que enchem os olhos e o paladar.
"O segredo é variar no tempero", ensina Cláudia Oliveira, coordenadora e professora do curso de Gastronomia da UniFil. Ervas frescas, especiarias, azeites aromatizados e molhos leves ajudam a dar mais sabor aos alimentos. Logo no café da manhã, ela sugere o consumo de iogurte, leite gelado, sucos naturais e frutas. "Misturar frutas mais doces com mais ácidas ou até mesmo adicionar ervas como hortelã ou manjericão ao suco rendem bebidas muito interessantes", garante.
Para as refeições principais, no almoço ou no jantar, as saladas muito coloridas costumam agradar. "Para dar mais saciedade, costuma-se adicionar uma proteína que pode ser queijo, frango ou peixe. Eventualmente uma carne bovina grelhada pode ser utilizada", orienta. Frutas nas saladas são sempre bem-vindas. Uma dica para aumentar o sabor é servi-las grelhadas. "Neste caso, servem também como acompanhamentos."
As leguminosas garantem refeições completas e saborosas e as massas ganham um jeito de verão quando servidas sem molho, apenas com vegetais e ervas. (Carolina Avansini/Reportagem Local)