Um produto bastante utilizado na estética são as argilas. Cada cor tem uma indicação, de acordo com sua composição
Um produto bastante utilizado na estética são as argilas. Cada cor tem uma indicação, de acordo com sua composição | Foto: Fotos: Shutterstock



Babosa, abacate, mel, café, açúcar, camomila. A lista de ativos naturais amigos da beleza é imensa, mas será que todas funcionam? E como extrair o melhor de cada um? Daniela Martins Custódio é professora de Terapias Alternativas e Qualidade de Vida do Curso de Estética e Cosmética da Unopar e diz que há diversas maneiras de utilizarmos os elementos naturais.

"A aromaterapia é uma destas formas. Os óleos essenciais, extraídos das plantas, atuam tanto na parte física quanto na parte interna, é o que chamamos de tratamento holístico. Para a aplicação é importante diluir esse óleo essencial em outro óleo vegetal, pois ele não pode ser aplicado diretamente sobre a pele", adverte.

A quantidade de óleo essencial irá variar de acordo com o local do corpo que será aplicado e a mistura será feita no momento da aplicação pela esteticista, que pode usá-la para tratar acne, manchas na pele, gordura localizada e celulite, entre outras aplicações.

"Outro produto natural bastante utilizado na estética são as argilas. Cada cor tem uma indicação, de acordo com sua composição. As argilas possuem oligoelementos, que são minerais produzidos em baixa quantidade no nosso organismo, como ferro e selênio. Conseguimos adquirir esses minerais através da alimentação ou pelas máscaras de argilas, com as quais conseguimos colocar esses minerais de forma mais rápida no corpo", explica Custódio.

Segundo a professora, a argila amarela tem grande quantidade de silício e é indicada contra a flacidez, por estimular a produção de colágeno. Já a argila verde é desintoxicante e ajuda no tratamento da acne e da pele oleosa. A argila branca também é indicada para combater a acne e para clarear a pele. Por fim, a argila vermelha é uma opção para o tratamento da celulite, por ter bastante óxido de ferro. Todas elas podem ser combinadas com óleos essenciais ou com chás, para potencializar seus efeitos.

"A argila branca pode ser misturada ao chá de camomila, para acalmar a pele. A vermelha ou rosa junto com o chá de cavalinha, que tem ação diurética, aumenta a circulação sanguínea. É só formar uma pasta usando a argila com o chá, aplicar sobre a pele, deixar secar e lavar. A argila só não deve ser aplicada sobre o abdômen de mulheres grávidas, fora isso, não tem contraindicações", diz a professora.

Custódio ressalta que embora alguns alimentos tenham popularmente a fama de tratar a pele, geralmente têm efeito apenas superficial, sem resolver o problema efetivamente. "A rodela de pepino ameniza, mas não trata. Por isso fazemos a combinação desses ativos com outros, como a argila", reforça.

Imagem ilustrativa da imagem Natureza a nosso favor



Esfoliante natural
A professora Daniela Martins Custódio, responsável pela disciplina de Terapias Alternativas e Qualidade de Vida do Curso de Estética e Cosmética da Unopar ensina como fazer um esfoliante natural para o corpo todo, para retirar as células mortas. "O açúcar ou o café são responsáveis pela abrasão e o mel é cicatrizante, por isso é fundamental nesse esfoliante", explica ela.

Produtos:
- Pó de café ou açúcar mascavo
- Mel

Como fazer:
Misture os ingredientes até formar uma pastinha. Aplique sobre o corpo em movimentos circulares, suavemente. Lave em seguida. Pode ser usado até três vezes na semana. A mistura pode ser guardada em um pote esterilizado, por até dez dias.