Sentar-se à mesa e degustar com prazer o alimento já não são realidade para muitas pessoas. Na época em que tudo engorda ou faz mal à saúde - o chamado terrorismo nutricional –, cada prato é analisado meticulosamente e o prazer das refeições parece ter sumido. E tudo isso pode mudar rapidamente: aquele ingrediente proibido logo ganha ares de saudável – e vice-versa. Dessa forma, escolher o que comer em cada refeição vira um desafio.

Entre os nutricionistas, porém, não é consenso que alguns ingredientes devam ser excluídos do cardápio. Carla Regina Pires, nutricionista clínica e docente na Unifil, explica que hoje há um modismo de comer tudo sem glúten e sem lactose, mas muitos desconhecem que às vezes esses produtos podem ser até piores do que os "normais" para algumas pessoas.

"Só deve retirar esses nutrientes quem tem algum tipo de intolerância. As gorduras e os açúcares não fazem bem dependendo do tipo utilizado e também da quantidade. O açúcar refinado, por exemplo, é uma caloria vazia, não fornece nenhum nutriente ao nosso organismo, mas precisamos utilizar o açúcar em algumas preparações, então eu oriento a procurar um açúcar de melhor qualidade como mascavo, demerara ou açúcar de coco. Gordura também devemos optar por uma gordura boa, como a do azeite, de algumas frutas como abacate e coco, evitar a gordura da carne, pele de frango, frituras em geral. Outro cuidado é com a gordura trans, que é muito presente em produtos industrializados e acaba sendo considerada pior que a gordura saturada", orienta.

Carla acredita que fazendo as escolhas certas é possível recuperar o prazer de comer e manter a saúde, principalmente dando preferência para os alimentos menos processados e industrializados.

Embora não acredite que essa preocupação em excesso com alimentos possa causar algum tipo de transtorno alimentar, a nutricionista alerta que a privação de determinado nutriente por um longo tempo pode ocasionar uma intolerância secundária.

"A pessoa não poderá mais consumir determinado alimento pois ao ingeri-lo começará a ter algum desconforto, ou passar mal. O glúten só não deve ser consumido por quem tem intolerância ou doença celíaca, assim como a lactose pelos intolerantes à lactose. Açúcar e gordura não são bons para qualquer pessoa, temos sempre que pensar em um açúcar e uma gordura que tenham nutrientes que serão aproveitados pelo nosso organismo", ensina Carla.

Com o excesso de informações disponíveis, algumas pessoas podem ficar perdidas ao escolher o que comer, já que alguns ingredientes mudam rapidamente de mocinhos para vilões, como óleos vegetais, manteiga, adoçante.

"A nutrição é algo individualizado, então quem tem dúvida deve procurar um profissional nutricionista. O segredo para uma boa alimentação hoje em dia é desembalar menos e preparar mais, preparar comida de verdade, descascar legumes, cortar frutas", recomenda Carla.