Em breve, os termômetros marcarão temperaturas mais altas e a previsão do tempo trará mais dias ensolarados. E, com a chegada da Primavera, é hora de começar a planejar a organização interna dos armários de casa, separando as roupas leves. Embora o Brasil seja vasto e com climas particulares, a primavera e o verão costumam ser intensos em todo o país, por isso, estar com todas as roupas da estação organizadas vai tornar dia a dia mais fácil, diminuindo o tempo gasto na hora de se trocar.

Imagem ilustrativa da imagem Mudança de estação pede organização do armário
| Foto: Shutterstock



Por isso, a MetroFit, empresa de guarda móveis e soluções de autoarmazenamento, em parceria com a Kiiro, especialista em organização, desenvolveram algumas dicas para manter seu closet e armários em dia. Confira:

Tire tudo do armário
É preciso observar todas as peças que você tem para poder fazer a melhor escolha. Então, deixe sua cama arrumada e vá colocando as peças em cima dela. "É nesta hora que você se lembrará de itens pouco utilizados e, até mesmo, encontrará objetos não identificados", analisa com bom humor Talita Melo, fundadora da Kiiro.

Setorize as peças
Com tudo em cima da cama, agora é hora de separar os objetos por categorias. "Assim, você terá condições de saber o volume de cada grupo e como melhor acomodá-los no armário depois", ressalta Talita.

Escolha
Selecione tudo que vai ficar no armário e o que vai embora para reparos, doações ou vendas, por exemplo. Roupas pouco utilizadas ou que já não fazem seu estilo devem ser as primeiras a saírem do seu guarda-roupa.

Planeje
Observe o tamanho do guarda-roupas e sua disposição. Antes de iniciar a montagem com as peças, limpe as prateleiras e troque os produtos anti-mofo. Priorize as gavetas e fileiras mais acessíveis para as roupas leves que serão utilizadas na primavera-verão.

Nas partes menos acessíveis, como prateleiras altas, deixe as roupas do inverno. Roupas de meia-estação devem ficar em gavetas e prateleiras intermediárias, como casaquinhos e blusas de manga comprida, pois estas ainda podem ser necessárias em dias de inversão térmica. Use esse mesmo critério para as roupas que ficam penduradas.

Otimize
Muitos produtos são úteis para otimizar a organização do guarda-roupas, como caixas para acessórios, sacos que podem embalar à vácuo cobertores e edredons, além de prateleiras "ganha espaço" para os calçados. Dobre as peças com um molde padrão e lembre-se da técnica de organizar malas procurando a geometria na hora de acomodar os itens. "Esses recursos podem ajudar a fazer verdadeiros milagres", conta Talita. Outra dica é, ao ajustar os grupos, dividir as peças por tipo, como blusas, separadas por comprimento das mangas ou cores, como for mais funcional para você.