Imagem ilustrativa da imagem Mil e uma utilidades
| Foto: Divulgação



Arte
Além da utilização dos grãos de café para a criação de mosaicos em mesas e bandejas, entre outras peças e também de biojoias, a própria bebida pode ser utilizada para a criação de desenhos. Rafael Galvão, barista do New York Cafe, em Curitiba, utiliza três tonalidades de café expresso e coado para a criação dos desenhos, que podem levar até cinco dias para ficarem prontos. A atividade começou por acaso, depois de pingar por acidente café em um papel. Em pouco menos de um ano desde que começou a trabalhar como barista, já são dezenas de quadros confeccionados.

Galvão já transformou pó de café em muitos pontos turísticos como, por exemplo, Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. "Me sinto muito motivado por incorporar arte ao meu dia a dia profissional. O resultado tem sido muito interessante", conta.

Imagem ilustrativa da imagem Mil e uma utilidades
| Foto: Shutterstock



Jardinagem
Circulam na internet várias dicas sobre usar a borra de café na jardinagem, como uma opção natural de adubo. Ricardo Faria, professor de floricultura e paisagismo do departamento de Agronomia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), explica, entretanto, que não há estudos conclusivos sobre os benefícios ou não do uso do pó de café em vasos, como forma de adubo.

"Temos usado o pó de café como repelente e também como composto orgânico. Por passar por água quente, os nutrientes são retirados, deve sobrar pouca coisa. Já nas composteiras, juntamente com outros resíduos orgânicos, ele sofre decomposição e depois pode ser utilizado em hortas e vasos", explica.

Para quem tem dúvidas sobre a compostagem e mau cheiro, o professor explica que é preciso deixar o local bem ventilado, de forma a simular o que acontece na natureza, isto é, o material cai sobre o solo, se mistura às folhas e apodrece, mas como há boa circulação de ar, praticamente não há cheiro.

Outra forma de usar o pó de café, segundo Faria, é como repelente natural para formigas, alguns tipos de besouros e outros insetos que atacam as plantas. Para isso basta misturar uma colher (de sopa) da borra de café a um litro de água e regar os vasos, a cada dois meses, de forma a prevenir a infestação.

"O café, assim como outros produtos naturais, não agride o meio ambiente nem a saúde, e ajuda no cuidado com as plantas. Não há indicação, entretanto, no uso do pó de café para repelir formigas doceiras ou as cortadeiras, para essas há outros tipos de iscas", finaliza.

Imagem ilustrativa da imagem Mil e uma utilidades
| Foto: Shutterstock



Dermatologia
Não faltam receitas caseiras indicando o pó de café como um excelente ingrediente cosmético. Clareador, redutor de manchas e esfoliante são apenas alguns exemplos. Segundo a dermatologista Patricia Makino, de Londrina, a cafeína, substância presente no café, realmente pode trazer inúmeros benefícios na área da estética.

"A coloração escurecida mais evidente na região infrapalpebral, cuja pele é quatro vezes mais fina que a pele do rosto, se dá pela concentração de vasos sanguíneos e melanina nessa área. Já o edema e as bolsas ao redor dos olhos são outro problema e têm como consequência o acúmulo de líquido ou gordura na região. A cafeína diminui a permeabilidade capilar dos vasos e estimula a lipólise, ou seja, a quebra das moléculas de gordura, melhorando o tônus vascular e a redução de bolsas ocasionadas pela má circulação local", explica a dermatologista.

Já para o tratamento de celulite, a cafeína possui uma substância conhecida como metil-xantina com alto poder de permeação cutânea, que age na profundidade nas células adiposas promovendo a lipólise, além de sua ação na microcirculação periférica. A médica destaca, entretanto, que a causa da celulite é multifatorial e deve ser tratada como tal, ou seja, apenas a cafeína pode não resolver.

Todos esses usos são com a cafeína extraída do café e não com o uso do pó ou da bebida pronta. Para tratamentos caseiros, o único uso indicado pela dermatologista é como esfoliante, para rosto e corpo. "Eu recomendo o uso no máximo uma vez na semana ou a cada dez dias. Pode-se passar a borra pura sobre a pele úmida ou misturar com produtos mais hidratantes, dependendo do tipo de pele. Aplique em movimentos circulares, por três a cinco minutos. Além de ativar a circulação devido à massagem, a esfoliação remove as células mortas e as sujeiras que se acumulam ao longo do dia. Já como clareador, não recomendo."