Se muita gente não dispensa uma boa canção na hora de estudar, para embalar uma viagem ou até enquanto trabalha, outros não vivem sem a música. Para Lucília Kunioshi Utiyama, professora aposentada do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a música é algo tão essencial como se alimentar. Atualmente ela dedica no mínimo treze horas semanais aos três coros que participa: Coro do Campus e Coro Adulto da Casa de Cultura (ambos da UEL) e Coral Unicanto.

"Desde a adolescência eu era envolvida com a música e depois por causa da dança não tinha como separar as coisas. A música inspira minhas coreografias, me inspira a querer inovar, a transformar, me trouxe novos valores. Se eu estou alegre busco uma música assim para montar a minha coreografia", diz.

Apesar de sempre gostar de música, participar de um coral não foi algo buscado por ela, ao contrário, foi totalmente ao acaso. "Um dia um amigo da UEL me convidou para ir num ensaio que acontecia na hora do amoço. Fui, me encantei com o trabalho desenvolvido, encontrei vários colegas. Ao final me convidaram para participar, eu fiz um teste para saber qual seria a minha posição de acordo com a minha voz e já comecei."

Foi a música também que a ajudou a superar um momento muito dolorido, quando sua irmã faleceu. "Ela era minha grande incentivadora, ela me ajudou a me transformar no que sou e depois sempre esteve ao meu lado, me apoiando, me elogiando. E durante o velório dela os amigos do Coral Unicanto foram cantar, como é costume entre nós. E aquilo me salvou, me permitiu passar pela dor da perda. Eu poderia estar em depressão, mas a música acalma e assim conseguimos refletir. A música me transformou espiritualmente, me elevou num plano diferenciado. Trouxe a compreensão, da busca por novos planos, novas missões", afirma Lucília.

É lógico que para alguém tão apaixonado pela música, ouvir diferentes melodias não se restringe aos ensaios e apresentações. Ela conta que mantém uma seleção para ouvir no carro e quando assiste TV busca pelos programas musicais.

Foi pela música também que ela teve oportunidades que poucos tiveram, como cantar em um castelo medieval na Europa, no ano passado, durante uma viagem com o Coral Unicanto. Neste ano o grupo embarca novamente para apresentações na Holanda, Alemanha e Itália, com certeza com muitas oportunidades para novas fortes emoções. (E.G)