A agente de aeroporto Amanda Soares só foi aprender a se maquiar depois que começou a trabalhar em uma empresa aérea
A agente de aeroporto Amanda Soares só foi aprender a se maquiar depois que começou a trabalhar em uma empresa aérea | Foto: Roberto Custódio



Muitas meninas desde cedo adoram brincar com a maquiagem da mãe. Outras vão se interessar por batons e rímel bem mais tarde. A agente de aeroporto líder da Azul Linhas Aéreas Brasileiras em Londrina, Amanda Carolina Palma Soares, conta que só foi aprender a se maquiar depois que entrou na empresa. Se para alguns ter que estar muito bem maquiada todos os dias pode ser algo ruim, para ela foi exatamente o contrário.

"Eu usava apenas bloqueador solar, mas depois que comecei a trabalhar aqui me tornei mais vaidosa, aprendi a gostar e hoje mesmo nas horas de folga não dispenso a maquiagem", conta.

Ela diz que quando se candidatou ao cargo não tinha intimidade nenhuma com pincéis e outros produtos de beleza, por isso quando foi aprovada, sua primeira preocupação foi aprender como se arrumar adequadamente. Com a ajuda de amigas e da internet, Amanda aprendeu a se arrumar e hoje conta que gasta bem menos tempo.

"Quando somos contratados passamos por um período de treinamento e nesses dias eu já precisava estar adequadamente vestida. Nos primeiros dias foi mais complicado, eu demorava uns 20 minutos só para me maquiar, mas agora no máximo em 45 estou pronta, contando o tempo para banho", afirma.

Como toda empresa, a Azul também tem uma série de regras informando sobre o tipo de roupa, corte de cabelo e maquiagem que as colaboradoras devem seguir, porém, são bastante abrangentes, permitindo que cada uma escolha seu estilo.

"A maquiagem deve ser discreta, mas há um manual com as cores que podemos utilizar, inclusive com batons em tons mais escuros. Para os cortes de cabelo podemos optar entre mais curtos ou compridos e dependendo do tamanho eles precisam estar presos. Também há um manual para as cores de esmaltes, mas temos muitas opções", diz a agente.



Vermelho?

Acostumada a experimentar os mais diversos tipos de maquiagem devido ao seu trabalho e a conviver com as mais diferentes mulheres, Jake Falchi, maquiadora nacional da M.A.C.Cosmetics no Brasil conta que há pouco tempo as mulheres passaram a se permitir ousar um pouco mais nas cores quando se trata de batons.

"Quando eu comecei a trabalhar na loja, há sete anos, ninguém ousava experimentar os batons vermelhos, o provador até estragava, ficava ressecado. Agora toda mulher usa, em todo lugar. Eu já usava e falava para usarem, mas elas diziam que ia chamar muito a atenção. A maquiagem faz a mulher se sentir melhor, principalmente quando corrige uma mancha, uma cicatriz, as olheiras", destaca.

Jake afirma que quando fala de pele real, quer que as mulheres se olhem no espelho e percebam quando é preciso usar alguma base e quando a pele está maravilhosa e não precisa de mais nada. "Queremos que com ou sem produto a mulher se sinta bela. Ela deve se sentir livre em relação à maquiagem. Se maquiar deve ser algo divertido e não uma obrigação." (E.G.)

Imagem ilustrativa da imagem Maquiagem mexe com a autoestima feminina



TUDO E NADA! - Confira as novas tendências em maquiagem
O outono chega em poucos dias e com ele novas tendências em maquiagem. Jake Falchi, maquiadora nacional da M.A.C. Cosmetics no Brasil, que inaugurou nova loja em Londrina nesta semana, conta que os desfiles das semanas de moda já trouxeram algumas dicas do que deverá ser "absorvido" pelas brasileiras.

"A pele natural vai permanecer. Apesar de ainda falarmos muito nos supercontornos, a tendência é a pele ser o mais natural e transparente possível. Os produtos leves, que não aparecem, é a tendência mais forte. Por isso a pele deve estar bem cuidada e saudável", diz ela.

01 - Os tons metalizados e o glitter estão em alta
01 - Os tons metalizados e o glitter estão em alta | Foto: Fotos: Shutterstock



A partir daí, cada mulher pode escolher um ponto focal no rosto, como uma boca mais colorida. Jake diz que o batom, nesse caso, serve como um acessório que deve ser dispensado se "brigar" com o batom.

Outra tendência que deve ser bastante usada são os delineadores coloridos, em contraste com uma boca hidratada, sem quase nada de cor. "Vale usar o azul, berinjela, marrons e pretos. No caso destas cores mais tradicionais, a recomendação é uma aplicação diferente, mais reta. Para a boca, o ideal é um batom cor de boca discreto, aquela cor que as pessoas dizem que a boca está linda, mas não perguntam a cor do batom."

Ainda pensando nos batons, Jake diz que os nudes ganham novos tons, mais puxados para o cinza, marrom, roxo, vinho e uva. "São cores que todo mundo vai querer usar. Os nudes pedem cuidado com o tom da pele. Minha principal recomendação é: prove, olhe, dê uma volta e depois avalie novamente", ensina.

02 - Delineadores coloridos são a sensação
02 - Delineadores coloridos são a sensação



Além das cores mais discretas, o brilho estará em alta nessa nova estação. Os tons metalizados e o glitter vão fazer a boca e os olhos das mulheres, mesmo após o Carnaval. De acordo com a maquiadora, existem maquiagens que já trazem o glitter em sua composição, mas ele pode ser aplicado depois da maquiagem. "As bocas e olhos metalizados ficam muito chiques. Para quem não está acostumada, a dica é usar mais a noite, ou em alguma festa durante o dia", ensina.

03 - Na boca, os nudes ganham novos tons, como o marrom
03 - Na boca, os nudes ganham novos tons, como o marrom



Juliana Rakoza, maquiadora oficial da Maybelline, conta que uma das principais tendências é a maquiagem monocromática, em que os tons usados nos olhos, maçãs do rosto e boca são os mesmos, como a maquiagem usada pela atriz Lily Collins no Golden Globes. "Os tons mais usados para esse tipo de make são rosados e avermelhados. Na boca, os hits da vez são os lábios ombré, em que são usados dois tons diferentes para criar um contraste e o blurred lips, no qual o batom tem um leve esfumado no contorno. As cores usadas vão desde o marsala mais avermelhado até o nude mais acinzentado, este co m uma textura mais mate. A textura mate dominou o mundo das makes nas tendências do ano passado, mas a textura glossy veio ocupando seu lugar e esse ano promete ser uma das apostas também", aponta. (E.G.)