Helder e Ingrid da Matta, ele brasileiro, ela colombiana: diferenças de hábitos no dia a dia são superadas com muito amor
Helder e Ingrid da Matta, ele brasileiro, ela colombiana: diferenças de hábitos no dia a dia são superadas com muito amor | Foto: Ricardo Chicarelli



Foi entre as mesas do Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina que o casal de professores Helder Cristian Prado da Matta e Ingrid Julieth da Matta Rodriguez se conheceu. Ainda estudantes, foram apresentados por um amigo em comum em 2014 e não se largaram mais. Depois de um ano e alguns meses de namoro, em julho do ano passado eles se casaram. Na rotina foi necessário encaixar os hábitos de cada um e também a cultura, já que Ingrid é colombiana e veio para o Brasil para estudar.

Uma das primeiras desavenças veio na hora de arrumar a cama. Enquanto ele aprendeu a dobrar e guardar todos os cobertores, ela se acostumou a usar dois lençóis sobre o colchão, além de deixar o cobertor sobre a cama e sobre tudo isso, o cobre leito. "Quando eu era criança até questionei a necessidade de guardar o cobertor se a noite a gente ia usar de novo, mas minha mãe disse que não guardar era coisa de gente preguiçosa. Aí eu disse isso e a Ingrid perguntou se eu estava chamando ela de preguiçosa", conta ele rindo.

Outra diferença marcante na rotina do casal são as refeições. Se já não bastassem os pratos de cada país serem diferentes, a professora conta que se espantou ao ver a quantidade de alimentos servidos no jantar. "Lá nós tomamos um bom café da manhã, com caldos e carne, porque as pessoas acordam muito cedo, essa é a refeição mais importante do dia. Depois almoçamos e na janta tomamos só um suco, comemos uma bolacha. Mas ele me pediu janta, com toda aquela comida e eu disse: ‘mas isso é um almoço!’ Não é à toa que já engordei depois do casamento."




Mesmo falando português fluentemente, não raro Ingrid mistura palavras em espanhol e o marido conta que algumas vezes precisa tentar adivinhar o que ela quer, principalmente porque muitas fazem parte do vocabulário específico da Colômbia. Aos poucos, porém, as coisas vão se encaixando e ambos partilham muitos prazerem em comum, como viajar, experimentar novos sabores de restaurantes típicos e assistir a séries. Também dividem as tarefas domésticas e cozinham juntos, mesclando os sabores dos dois países.

"O mais importante é o amor. Para o namoro, o casamento ser feliz tem que amar de verdade. Vão aparecer os problemas, mas se amar de verdade vai conseguir superar", pondera Helder. "Não é fácil, tem que respeitar as diferenças, tem que se adaptar, aproveitar o que é bom em cada cultura e fazer uma nova. Cada pessoa é um mundo, existem as diferenças individuais, por isso é importante a paciência, o amor e a tolerância", pontua Ingrid.