Vinícius e Wanessa Cangussu entre os gêmeos Luis Arthur e Maria Clara, de 11 anos, e Heitor, de 5: o amor é igual para todos
Vinícius e Wanessa Cangussu entre os gêmeos Luis Arthur e Maria Clara, de 11 anos, e Heitor, de 5: o amor é igual para todos | Foto: Fabio Alcover



"Amor é uma palavra forte. A união entre pessoas que nunca vão se separar".

A afirmação é de Luis Arthur Goulart Gangussu, de 11 anos, gêmeo de Maria Clara, filhos da farmacêutica Wanessa Marques Cangussu, de 42. A história dessa união começou com a de uma separação. Quem conta é o pai das crianças, o corretor de imóveis Vinicius Cangussu, de 39.

"Eu perdi a minha primeira esposa, Josi, que teve eclâmpsia, oito dias depois do parto. Foi um período muito difícil para mim. Tínhamos namorado oito anos e somente dois anos de casados. Voltei a morar com os meus pais", lembra.

Vinícius e Wanessa se conheceram três meses depois. O pai dela era amigo de um primo do corretor de imóveis. "Contei que tinha perdido a mãe das crianças. Mostrei uma fotografia dos gêmeos e a Wanessa se apaixonou na hora pelas crianças", conta.

Entre tantas partidas e encontros, Vinícius precisou morar 11 meses na Itália. As crianças ficaram com os pais dele por dois anos e meio.

"Na época, eu morava em Arapongas, vinha toda terça e quinta-feira para Londrina ver as crianças. Um dia em que fui visitá-las, o Luis Arthur estava com um ano e três meses e disse: ‘Mamãe’. A minha sogra corrigiu, dizendo que eu não era a mãe deles e ele repetiu: ‘Mamãe’". O Vinícius voltou e ficamos juntos", lembra Wanessa.

O casal tem um terceiro filho, o Heitor, de 5 anos.

"Eu falo para todo mundo que Deus tirou uma mulher que eu amava e me deu outra. Tenho saudade, mas não tristeza. A Wanessa é uma grande mulher, companheira em todos os momentos", afirma Vinicius.

Para Wanessa, o encontro com os gêmeos foi definitivo, mas sempre quis que soubessem a verdade sobre a história dessa união que, como ressalta o filho Luis Arthur, é muito forte. "Eu amo o meu marido, mas, a hora em que vi os meus filhos...", afirma ela.

Wanessa destaca que Heitor, Luis Arthur e Maria Clara recebem o mesmo amor.

"Hoje, eu tenho um filho da barriga, mas a maneira de amar é igual. Fui eu que tirei todos da fralda, eu que os tirei da chupeta. Tudo o que a gente faz e acontece na vida Deus tem um propósito e, um dia, Ele disse: ‘A Wanessa vai ter três filhos’. Adoro ser mãe, mas, engravidar mais de uma vez era uma coisa que não passava pela minha cabeça. Deus sabia disso e me deu esses três filhos", afirma.

Esta história de separações e novos encontros não para por aí e, como acredita Wanessa, estava realmente escrita.

"Desde o começo, as coisas se mostraram obra de Deus. Eu namorava um rapaz há nove anos. Quando terminamos, fui fazer uma viagem sozinha para Bonito. Depois de desembarcar de um voo em Campo Grande, peguei um ônibus para a cidade. Durante a viagem, conversei com uma senhora, que na despedida segurou a minha mão e disse: ‘Você vai ter uma família pronta’. Voltei em novembro e conheci o Vinícius em dezembro. A gente não sabe a missão que tem. Eu tinha que passar por tudo isso e ter essas duas crianças, além do Heitor. São a minha vida. A minha família", conta Wanessa.



Afeto de sobra
O amor é uma palavra forte para o garoto Luis Arthur Goulart Gangussu.

"É a união entre as pessoas que nunca vão se separar. E, mesmo que se separem, terão um pedacinho da outra no coração", filosofa o menino.

É este pedaço de amor que terá para sempre de sua mãe Wanessa Gangussu, sem jamais esquecer de Josi, a mãe biológica que não conheceu, mas cuja memória é sempre lembrada pelos pais.

A gêmea Maria Clara também define bem o que representa a presença de Wanessa em sua vida. "A minha mãe me dá carinho, me ajuda, eu ajudo ela.

A gente é supercompanheira. Ela cuida de mim desde que eu era bebezinho até o infinito", diz a menina. Ana Vitória, filha do casal Laura e Ruy Saviani, também sabe definir a mãe que a adotou: "Um anjo". (F.L.)

Imagem ilustrativa da imagem Mães do coração