A fotógrafa Mara Tkotz faz ensaios com bebês de até 21 dias: "Quando não está, a gente tem que fazer com que a sorte apareça". Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada
A fotógrafa Mara Tkotz faz ensaios com bebês de até 21 dias: "Quando não está, a gente tem que fazer com que a sorte apareça". Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada | Foto: Gina Mardones



A foto será perfeita, se a sorte sorrir para a fotógrafa Mara Tkotz, 60. Especialista em fotografias newborn, ensaios feitos com bebês de até 21 dias, e de crianças, a fotógrafa sabe que no dia a dia a sorte precisa jogar a favor.

Fotógrafa há 15 anos, tendo iniciado com o mestre Airton Procópio dos Santos, o Caximbo, Mara se especializou em newborn há quatro anos.

Além de técnica, fotografar recém-nascidos exige cuidado e carinho. Dedicação igual também aos pais que, naturalmente, não escondem a ansiedade.



"Podemos dizer que é um estilo de foto que também é uma questão de sorte porque trabalhamos com o imprevisível, o que é normal com crianças. Mas também existem outras situações que envolvem a foto newborn, que são difíceis de administrar. Outro dia, uma avó veio acompanhar a sessão. Fiquei preocupada, achando que poderia atrapalhar, mas foi uma maravilha, acabou ajudando. Isso foi sorte a meu favor. Quando não está, a gente tem que fazer com que a sorte apareça", afirma Mara.

A fotógrafa diz que a sorte ajuda o fotógrafo newborn a transformar os sonhos dos pais em realidade.

"Os bebês são delicados. É uma gentinha que está ali na nossa frente e a sessão de fotografia precisa respeitar o recém-nascido. A criança precisa estar bem alimentada, ou se a mamãe dá muito leite também pode não ser bom. Às vezes, as mães estão ansiosas demais. O fotógrafo tem que lidar com tudo isso e fazer um trabalho emocional com os pais e contar com a sorte também", destaca Mara. (F.L.)

Imagem ilustrativa da imagem Lidando com o imprevisível