Imagem ilustrativa da imagem 'Jesus é um milagre de Deus'
| Foto: Ricardo Chicarelli
"Não celebramos o dia 25 de dezembro, mas relembramos Maria e Jesus através do Alcorão", diz o sheik Ahmad Saleh Mahairi


Para os muçulmanos praticantes do islamismo, Jesus Cristo é considerado um profeta muito importante. "É um milagre de Deus que nasceu sem pai de uma mulher virgem. Maria foi preparada pelos anjos para essa responsabilidade", explica o sheik Ahmad Saleh Mahairi, supervisor dos assuntos islâmicos enviado ao Brasil. Não à toa, segundo ele, Jesus e Maria são citados mais de 20 vezes no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. "Deus os abençoou em vários momentos", diz.
Por isso, os muçulmanos acreditam que Jesus é um dos mensageiros de Deus, assim como outros profetas importantes. "Mas o islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, temos apenas um Deus. Por isso não celebramos as datas dos profetas", acrescenta, lembrando que os fiéis da religião fazem pedidos diretamente a Deus, sem intermediários. "Não celebramos o dia 25 de dezembro, mas relembramos Maria e Jesus através do Alcorão", reforça.
Os muçulmanos realizam apenas duas festas anuais. Uma delas é o desjejum ao fim do Ramadã e a outra é a Festa do Sacrifício, que ocorre 70 dias depois. "Não tem uma data certa porque o calendário é lunar", comenta. Para ele, o Natal é uma data emocionante porque fala de Deus e Jesus, apesar de não haver comemoração. "No Alcorão, um dos nomes de Deus é Paz." (C.A.)