O casal Fabiane Rocha e Valdemir Calzavara com as filhas Isabela, 12, e Giovana, 7, às vésperas de embarcarem para mais uma aventura pela Europa
O casal Fabiane Rocha e Valdemir Calzavara com as filhas Isabela, 12, e Giovana, 7, às vésperas de embarcarem para mais uma aventura pela Europa | Foto: Gustavo Carneiro



Em 24 horas os Calzavara passaram por quatro países da Europa em uma viagem de carro no ano passado. Quilômetros milimetricamente planejados, como manda o manual de viagem desta família londrinense que, neste momento, está exatamente no meio de mais um tour pelo continente europeu.

Entrevistamos os Calzavara na semana passada, na véspera de embarcarem para uma viagem em que percorreriam aproximadamente 5 mil quilômetros só no trecho a ser feito de carro pelo Velho Mundo. Ah, a coincidência com a outra personagem desta reportagem, Daniela Calsavara, não é só o sobrenome. Apesar de não terem parentesco, a semelhança envolve a paixão pelas viagens e o cuidado de planejar os detalhes.

Fabiane Rocha (consultora de marketing e eventos), o marido Valdemir Calzavara (administrador de empresas) e as filhas Isabela, 12, e Giovana, 7, desembarcariam nesta última viagem em Madri, onde alugariam um carro para seguir para o Principado de Andorra, Itália, Portugal, Suíça, Alemanha e França, onde mora o irmão de Fabiane.

"A gente vai sem compromisso, costumamos visitar lugares fora da rota turística. O sogro do meu irmão trabalha com vinícola e a sogra é florista, na região dos Pirineus. Nos nossos planos está sempre viajar em maio porque, além de ser baixa temporada e as passagens serem mais baratas, o clima é favorável e se vê muitas flores na Primavera", conta Fabiane, acrescentando que o planejamento de cada viagem começa muito tempo antes.

A família procura levar somente o essencial na bagagem. Fabiane explica que embarcam com uma mala para as duas meninas e ela e o marido levam uma mala cada um.

"Buscamos sempre encontrar promoções de passagens. Também não viajamos com muito dinheiro. Com relação à bagagem, são três mulheres na família. É difícil imaginar mulher levar apenas uma mala porque precisa de mais coisas que o homem, mas já fiz viagens com a Fabiane em que levou apenas uma mochila", completa Valdemir. (F.L.)