A arquiteta Carol Cantelli tem mais de 570 mil seguidores no Instagram e viaja pelo Brasil ensinando profissionais a transformarem seguidores em clientes
A arquiteta Carol Cantelli tem mais de 570 mil seguidores no Instagram e viaja pelo Brasil ensinando profissionais a transformarem seguidores em clientes | Foto: Divulgação



Graças às redes sociais, muitos anônimos conquistaram uma visibilidade até então exclusiva de personalidades públicas. Com uma multidão interessada no que eles fazem e dizem nas redes sociais, esses ex-anônimos se tornaram digital influencers. Com esse poder de falar com tantos seguidores, eles alavancam a própria carreira e encontram novas formas de ganhar dinheiro.

Carol Cantelli é uma jovem arquiteta de Dourados, Mato Grosso do Sul. Há dois anos, ela criou no Instagram o perfil Decoremais, que hoje tem mais de 570 mil seguidores. "No Decoremais, eu faço um trabalho de curadoria de projetos de arquitetura e decoração, com boas imagens, fotos bem nítidas. No começo, eu também colocava várias dicas sobre o assunto", conta.

Cerca de um ano depois, já com uma multidão que a acompanhava no Decoremais, ela criou um novo perfil no Instagram para publicar seus próprios projetos, atualmente seguido por 240 mil pessoas, e também uma página no Facebook, com 90 mil curtidas. Sem falar de outras redes em que ela está presente. "Tudo foi acontecendo naturalmente e, a partir dessa divulgação nas redes, mais e mais clientes interessados nos meus projetos foram surgindo. O Instagram se tornou uma revista virtual do meu trabalho", lembra.

Hoje, além de arquiteta e digital influencer, Carol é palestrante e viaja pelo Brasil ensinando profissionais a transformarem seguidores em clientes. Na semana passada, ela esteve em Curitiba, num workshop promovido pela Impermix. "No começo, eu não queria fazer palestra, tinha medo, vergonha. Mas vi que as pessoas estavam gostando de mim e decidi experimentar", conta.

Entre as dicas que ela dá nas palestras, algumas são bastante simples, mas essenciais para o sucesso nas redes. "Uma das principais dicas é separar o perfil profissional do pessoal. Isso é essencial. Já vi muito arquiteto que posta seus projetos, foto de biquíni, do cachorrinho e do macarrão no mesmo lugar. Se a pessoa decide seguir um perfil de arquitetura, ela está interessada em arquitetura", justifica. Outra dica básica é ter qualidade nas imagens que posta. "O Instagram é totalmente visual. Não adianta querer se destacar se as fotos não tiverem qualidade", acrescenta Carol.

Moda

Dicas e tendências
A blogger e youtuber Lalá Santos, de Cambé, descobriu logo a importância da qualidade nas fotos para conquistar seguidores. Formada em moda, ela começou há dois anos com um blog onde postava looks, dicas e tendências. "Meu blog nem era conhecido. Depois comecei a postar sobre isso no Instagram e percebi que meu número de seguidores cresceu muito depois que profissionalizei as fotos", conta.

Hoje, Lalá é seguida por mais de 80 mil pessoas no Instagram, 3 mil no Facebook e outras 3 mil no Youtube. "Eu gosto de ser seguida. Não imaginava que isso ia acontecer e me sinto muito privilegiada por ser seguida por tanta gente do Brasil todo", afirma. O objetivo agora é incrementar o número de seguidores do seu canal de vídeos. "O material para o Youtube é mais trabalhoso, demora mais e é bem difícil conquistar seguidores. Por isso, agora quero me dedicar mais a isso. No vídeo mais recente, ela dá dicas sobre como conquistar seguidores no Instagram.

O resultado desse interesse das pessoas por ela já tem trazido retorno financeiro. "Hoje, só tenho trabalho com isso. Ainda não é um super retorno, mas no último ano tenho tido reconhecimento de marcas que entenderam que isso não é mais hobby", conta Lalá.