Muita gente torce o nariz para vegetais. Abóbora, alface, chuchu, não é todo mundo que consome esses alimentos por acreditar não serem dos mais saborosos. Da mesma forma, fast-foods são saborosos, mas podem perder em saúde. Como encontrar o equilíbrio? A nutricionista e culinarista Valéria Mortara afirma que o segredo está na forma de cozinhá-los.

Segundo a especialista, a fixação por alimentos gordurosos tem uma explicação. "A gordura potencializa o sabor dos alimentos, pois os óleos aromáticos se dissolvem e se espalham", diz. Dessa forma, temos a tendência de gostar mais desse tipo de comida do que de outros alimentos naturais.

"Sal e açúcar também são estimulantes e quanto mais colocamos nas comidas, menos vamos nos acostumar com o sabor natural dos alimentos", explica. Por isso, é importante não oferecê-los em excesso às crianças. No entanto, esse costume não é um caminho sem volta. "É possível reverter o processo e voltar a gostar dos alimentos em seu sabor natural, com menor quantidade de sal ou açúcar, mas não opte por radicalismos, é melhor ir diminuindo aos poucos", indica.

Mortara explica que há uma cultura de que alimentos naturais são ruins, a verdade é que precisamos nos estimular e aprender a cozinhá-los de forma adequada ao nosso paladar. "Realce o sabor do alimento, pode ser via aquecimento ou incluindo ácidos, como o limão. Varie as formas, aprenda a fazer molhos diferentes e compreenda o que te faz comer mais desses alimentos. Se precisar incluir um pouco de bacon porque isso vai te fazer comer mais salada, tudo bem", argumenta.

A opinião da nutricionista sobre fast-foods é realista. "Ninguém vai morrer se comer. As pessoas só não podem tornar o hábito regular e dizer que comem porque não têm tempo, que precisa ser rápido", informa. De acordo com Mortara, esse tipo de refeição não pode ser uma solução para a falta de tempo, mas uma opção para os dias que quiser sair para isso.

Por isso, defende que a comida feita em casa pode tornar qualquer alimento interessante. "Se você faz o hambúrguer em casa, você vai curtir o processo de produção, a forma que você come fica diferente e isso influencia também. Comer rápido é ruim para qualquer alimento, independente se for uma coxinha ou salada", conta.

Portanto, Mortara afirma que a forma como é feito tem grande influência em nosso interesse pelo alimento, por isso acredita que é possível comer legumes e verduras com prazer ao utilizar métodos que os deixem mais atrativos. Da mesma forma, fast-foods podem se tornar opções menos gordurosas sem perder o sabor.