Imagem ilustrativa da imagem Empreendedores do corpo e da mente
| Foto: Shutterstock


No inverno ou verão, quem se propõe a fazer uma atividade física deve ter o mesmo foco do empreendedor e, no caso, empreender em si mesmo, como orienta Marcelo Sahyun. O fisioterapeuta sai do lugar comum de uma orientação técnica para uma visão mais humanista.

Orientações importantes para quem deseja se exercitar no outono, preparando-se para quando o verão chegar, mas também para ter melhor qualidade de vida.

O fisioterapeuta explica que o nosso esqueleto é um conjunto sólido e que a tradição das vovós está certa ao dizer que "dor nos ossos é sinal de frio".

"Os ossos se contraem e dilatam, embora a gente não leve em consideração essa alteração mínima. Porém, faz com que altere a mecânica muscular no verão ou inverno. No caso dos dias mais frios, precisamos fazer um aquecimento mais lento e progressivo porque temos uma redução das fibras musculares. Temos que reativá-las para que façam as suas funções. Por isso, precisamos nos preocupar mais com o início da atividade física", afirma Sahyun, acrescentando que, apesar de não ser mensurável, o frio nos deixa mais encurtados.

O fisioterapeuta acrescenta que, como uma das nossas fontes de energia é oxigênio, no inverno o ar mais seco faz com que tenhamos uma dificuldade maior de rendimento nos exercícios.

"No início a recomendação é fazer somente um aquecimento e no pós-treino a orientação é o alongamento para recuperar o trabalho de força que fez. Algumas linhas de pesquisas apontam que alongar traz perda de força e de coordenação de contração muscular. Por isso, é importante deixar para o final do treino", recomenda o fisioterapeuta.

Lesões como inflamações nos tendões, estiramentos e rupturas podem ocorrer com quem faz atividade física e acontecem porque exigimos mais dos músculos do que esses grupos estão preparados.

Sahyun traduz o que são as lesões e como evitá-las ao dizer que acontecem quando há um desequilíbrio entre força e sobrecarga nos exercícios.

"Quando iniciamos uma atividade física, o importante no primeiro ano é equilibrar a capacidade de força, alongamento e depois pensar em evolução de massa muscular", explica.

O fisioterapeuta inclui nas suas recomendações o foco do empreendedorismo nas atividades físicas.

"É preciso empreender em seu corpo, realizar atividades que mais favoreçam a uma volta para si. Se não voltarmos para nós mesmos, vamos falir física e emocionalmente. Existem coisas que não conseguimos recuperar. Uma delas é o tempo", conclui Sahyun. (F.L.)