Nutricionista recomenda escolher um bom estabelecimento, de preferência que utilize alimentos frescos
Nutricionista recomenda escolher um bom estabelecimento, de preferência que utilize alimentos frescos | Foto: Shutterstock



Mesmo quem não tem tempo para preparar o próprio alimento pode se alimentar de forma saudável. Basta escolher o que comer. A orientação é da nutricionista esportiva funcional Tatiana Hirooka Guerra, de Londrina. "Muitos dos meus pacientes almoçam em self-service porque não têm tempo de ir para casa. Nesse caso a recomendação é escolher um bom restaurante, que utilize alimentos frescos", diz.

Entre os carboidratos, a dica é escolher arroz ou macarrão integrais, além de raízes, como batata doce assada ou purê de mandioquinha. "Elas têm o índice glicêmico mais baixo e variando não tem como enjoar."

Entre as proteínas, quem optar por comer carne deve escolher as versões grelhadas, assadas ou cozidas. E complementar o prato com saladas e legumes refogados. "Dá para comer bem em restaurantes sim, a indicação é ficar longe de molhos gordurosos e das frituras. Ao invés de refrigerante, escolha um suco e para a sobremesa evite a combinação de gordura com açúcar, escolhendo compotas de fruta ou torta de maçã, por exemplo. Se você não resiste a uma torta de mousse, divida com um amigo, assim não come uma porção muito grande", recomenda.

Guerra afirma que ao optar por pratos a la carte a recomendação é a mesma. Nos shoppings, os lanches naturais acompanhados por um suco de frutas são uma opção para refeições rápidas. "Os restaurantes japoneses também oferecem pratos excelentes, como peixes grelhados e sashimis. Controle a quantidade de sushis e, mais uma vez, cuidado com as frituras."

A nutricionista aponta que o principal cuidado é escolher bem o que irá comer e não se isolar da vida social. Convites para happy hour não precisam ser recusados só porque a pessoa está de dieta. Escolher pizzas com sabores menos gordurosos ou recusar bordas recheadas, preferir a mandioca cozida à opção frita, ou ainda escolher um contrafilé grelhado ao invés de uma costela são exemplos de escolhas mais saudáveis.

"O brasileiro está acostumado a comer algo até passar mal. Digo aos meus pacientes que podem até comer algo frito esporadicamente, mas ao invés de pegar direto da porção no prato grande, pegue uma pequena quantidade num pratinho à parte e coma apenas aquilo, com calma, prestando atenção na conversa. O foco no happy hour deve ser a conversa, não comer e beber. Para quem não abre mão do álcool, intercale a bebida com água. O importante é ter moderação. Não gosto de trabalhar com restrição, porque aí a pessoa vai ter mais vontade de comer e querer terminar a dieta logo. Na verdade, o que precisamos é construir um novo estilo de vida, que seja para sempre. Por isso trabalhamos de forma personalizada, de acordo com o metabolismo de cada um, respeitando a individualidade."

Guerra afirma que tem percebido que as pessoas querem se cuidar mais, ter uma saúde melhor e por isso buscam opções mais saudáveis. "A comida saudável não precisa ser ruim. E com o passar do tempo, as pessoas se acostumam a comer com menos gordura, menos açúcar. Comer é algo prazeroso e não é preciso perder isso", garante a nutricionista.