Mesas banquete no Empório Guimarães: mudança no layout das festas
Mesas banquete no Empório Guimarães: mudança no layout das festas | Foto: Fotos: Toni Minighini/Divulgação e Divulgação



Sub utilizada durante vários anos, a mesa banquete está de volta aos casamentos e outras festas. De vários comprimentos, pode acomodar de dez a 50 convidados ou mais, conforme o ambiente. Patrícia Guimarães, proprietária do Empório Guimarães, conta que esse tipo de mesa é a última tendência e tem sido bastante solicitada. "A mesa banquete muda o layout da festa. Geralmente se usava a redonda, hoje fazemos uma mistura entre os estilos, o que traz um ar mais contemporâneo e mais limpo. Além disso, é bacana colocar mais pessoas na mesa", explica.

O assessor de eventos Marco Bispo diz que a mesa banquete nunca deixou de ser usada, mas agora se tornou uma forte tendência. "Usávamos mais principalmente para a mesa dos noivos ou para a dos familiares, como pais, tios, avós e padrinhos. Hoje ela pode ser usada apenas para o casal, ou acomodar também os pais. Ou podemos usar a mesa dos noivos e outra para os pais e seus convidados. Geralmente usamos de quatro a seis mesas banquete e as demais redondas. O desenho da festa fica mais bonito. Além disso a decoração desse tipo de mesa também é diferente, podemos usar uma longa floreira, que pegue toda a mesa, ou intercalar arranjos de flores e de velas", explica.

Como nem todos os convidados podem se sentir à vontade sentando ao lado de um desconhecido, o assessor lembra que nesses casos é interessante marcar os lugares à mesa de acordo com os convidados.

Para vários ambientes, as longas mesas propiciam interação
Para vários ambientes, as longas mesas propiciam interação | Foto: Shutterstock



"Já fizemos um evento com mesa para 50 convidados. Nem todos gostaram porque se sentaram com quem não conheciam, mas muitas vezes o objetivo é justamente trazer mais integração", conta Patrícia Guimarães.

Marco Bispo aponta que os jovens gostam de usar as mesas redondas, porque se sentam ao lado dos outros convidados e também têm mais mobilidade. "Eles não gostam de se sentar frente à frente. É importante na hora de distribuir os lugares de sempre colocar pessoas conhecidas próximas. Se eu uso a ponta da mesa, me asseguro que ao lado irá sentar alguém conhecido desse convidado, por exemplo, colocando um homem na ponta e sua esposa na lateral", ensina.

Mas não só em casamentos a mesa banquete pode ser usada. Bodas e aniversários de 15 anos também permitem mobiliário diferente. Bispo conta que até em formaturas a mesa pode estar presente. "Em 15 anos podemos colocar a debutante e seus pais, ou ainda os irmãos e os avós."

Imagem ilustrativa da imagem Digna de reis



Embora muitas pessoas possam ter participado de recepções em que a mesa banquete era acompanhada de bancos, o assessor lembra que eles não são indicados, a menos que a festa seja bastante rústica, já que por não terem encosto se tornam desconfortáveis.

Já o serviço pode ser à francesa, americana ou inglesa. Guimarães explica que à inglesa é mais elegante, mas o serviço à americana cria mais informalidade. "Cada um se serve quando quiser, nem todos podem querer jantar no mesmo momento. Porém, quando a mesa é muito grande o serviço à inglesa se torna mais cômodo, pois as pessoas se sentam mais próximas."