Fernando Francisco de Paiva e os filhos Rafaela, de 14 anos, e Pedro, de 10: bons momentos em família
Fernando Francisco de Paiva e os filhos Rafaela, de 14 anos, e Pedro, de 10: bons momentos em família | Foto: Gustavo Carneiro



Pais cinéfilos, filhos igualmente apaixonados por cinema. Isso não é uma regra, mas a chance é grande da prole pegar gosto pela sétima arte.

Depois que os filhos aprendem o caminho do cinema, levados pelos pais, passam a fazer as próprias escolhas de programação.

"Gosto de histórias que trazem alguma ideia para a nossa vida", avalia Rebeca Barboza Galhardo, que costuma ir mais de uma vez por mês ao cinema em família ou com as amigas. "Feriados ou finais de semana são sempre para ir ao cinema", afirma a adolescente.

Aos poucos a garota vai formando a sua galeria de ídolos, que já tem entre os astros preferidos Selena Gomez, que estreou no seriado infantil "Barney e Seus Amigos", e Ian Somerthalder, ator da série teen "The Vampire Diaries".

Faz o caminho de fãs, como a mãe, Wanessa Barboza, que na infância se encantava com os filmes de "Os Trapalhões".

"O primeiro filme que assisti no então Cine Teatro Ouro Verde foi um dos Trapalhões. Quando pus os pés naquele cinema foi um momento único. Aprendi a gostar de cinema através do meu pai. Hoje ele está aposentado e, mais do que nunca, consegue curtir os filmes que gosta", conta Wanessa, lembrando ainda de um antigo cinema de rua londrinense, o Vila Rica, sala em que assistiu ao clássico "Titanic".

A exemplo dos filmes mudos e preto e branco, os cinemas de rua, como o lembrado por Wanessa, ficaram no passado. Mas volta e meia são lembrados por cinéfilos londrinenses.

O funcionário público Fernando Francisco de Paiva, pai da adolescente Rafaela e do menino Pedro Rachi Faria Zemuner de Paiva, guarda boas lembranças do velho Vila Rica.

"Lembro das filas intermináveis e de filmes que assisti naquele cinema. Era um ponto de encontro, reunindo todo o pessoal lá", relembra Paiva, que hoje faz das lembranças o próprio enredo de uma das melhores fases da vida, a infância e a adolescência. (F.L.)