"Um instante de silêncio é o suficiente para mudar o seu estado de humor, alquimizar com o universo". A recomendação dada pelo líder espiritual Sri Prem Baba é o pontapé inicial para colocar a felicidade em prática. Entre os estudiosos do assunto, há um consenso de que o estado de atenção permanente obtido após essa parada abre caminhos para a reconexão com a própria essência, o que em um segundo momento permitirá a cada pessoa entender o que tem propósito e significado na sua trajetória de vida.

"Permita-se ao longo do dia parar um instante, pois quando você para o observador cresce em você", acrescentou. É o antídoto da "síndrome do pensamento acelerado", que na visão do médico psiquiatra Augusto Cury, lota consultórios de pessoas extremamente ansiosas.

"Excesso de pensamentos esgota o cérebro. E uma mente acelerada não combina com felicidade, até porque mesmo não sendo real, bastam cinco segundos para que um pensamento perturbador de um problema real ou não fique registrado em nossa memória. Daí a necessidade de se esvaziar e produzir pensamentos e emoções regeneradoras. Até porque não existe emoção sem pensamento", disse. "Se a pessoa não cuidar das emoções que produz será carrasca de si mesma."

Além de buscar silenciar alguns instantes ao longo do dia, Cury defendeu a importância de rever o hábito de não largar o celular. "Estamos intoxicados digitalmente. Estudos mostram que uma hora de celular por dia afeta em 15 minutos a qualidade do sono. Portanto, ao menos na folga dos finais de semana, não utilizem o celular", enfatizou. Na visão do médico, qualidade do sono é determinante para a felicidade.