Imagem ilustrativa da imagem Cor na hora do banho
| Foto: Fotos: Divulgação



Na hora de compor o banheiro com uma peça colorida podem surgir algumas dúvidas, como qual tonalidade é a mais indicada, como equilibrar os tons e quais peças podem receber uma cor que fuja do branco. Para responder todas estas questões, as arquitetas Máira Ritter e Elaine Fonseca, parceiras da Doka Bath Works, empresa especializada em banheiras, cubas e metais de alto padrão e importadora exclusiva no Brasil das banheiras e cubas da Victoria+Albert, preparam um guia com diversas dicas. Confira!

A Escolha da Cor Ideal

Ao personalizar uma banheira, a opinião das profissionais é unânime, não existem barreiras quando o assunto são cores.

De acordo com Elaine, o uso de tonalidades dependerá muito da peça onde elas serão aplicadas. Mas quando falamos em banheira, por exemplo, não existe nenhuma cor que não possa ser usada. "A criatividade nunca deve ser podada, principalmente com relação as cores, que por si só já são um elemento decorativo. Por isso, qualquer tom é muito bem-vindo, desde que a ambientação fique harmoniosa e combine com o estilo e personalidade do dono da casa", comenta.

Para a arquiteta Máira, o fato de não existir certo ou errado na decoração possibilita a exploração das mais variadas opções. "A única regra é seguir um pensamento coerente diante das infinitas possibilidades. E ao escolher o tom, o restante do ambiente deve seguir uma linha neutra, fazendo com que a peça realmente seja o centro das atenções", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Cor na hora do banho



Cor X Sensações

Segundo Elaine, o uso de cores nos objetos de decoração, além de contribuir para um ambiente mais alegre e rebuscado, pode despertar diversas sensações nos moradores do imóvel. Tonalidades fortes, como o laranja, preto e amarelo estimulam sentimentos como o otimismo, energia, neutralidade e vitalidade. Já os tons mais leves, estão ligados com sensações de tranquilidade, limpeza, frescor e harmonia.

A arquiteta Máira possui a mesma opinião quando o assunto é despertar sensações através das cores. De acordo com a profissional, as últimas tendências ditam o rosa e cinza como cores que proporcionam a estabilidade, romantismo e harmonia e utilizá-las em pontos estratégicos, como a banheira, pode proporcionar momentos muito mais prazerosos e relaxantes.

Imagem ilustrativa da imagem Cor na hora do banho



Colorido, sim! Sobrecarregado, jamais!

Um dos maiores receios na hora de escolher uma banheira colorida, é sobre deixar o banheiro carregado e com aspecto de uma decoração pesada. Para Máira, evitar este tipo de problema é simples, basta tomar cuidado com os excessos. "Ao optar por uma banheira colorida, o ideal é evitar usar outras tonalidades no mesmo ambiente. O ideal é que a cor escolhida na peça possa ser aplicada em pequenos detalhes da sala de banho, como em uma ducha ou toalheiro, por exemplo", afirma a profissional.

Imagem ilustrativa da imagem Cor na hora do banho



Para as arquitetas, o branco sempre foi sinônimo de luxo e leveza, mas cores fortes e vibrantes também contribuem para um espaço deslumbrante, tudo dependerá do objetivo de cada morador. Tons como o cinza e nude são ideais para dar um efeito mais acolhedor aos ambientes. Já o preto e bronze são tons clássicos e muito bem-vindos para quem deseja criar banheiros imponente. "Assim como na moda, o preto é capaz de transformar totalmente o espaço onde ele está inserido. Por isso, ao escolher uma banheira com essa tonalidade, o requinte irá aparecer instantaneamente. Aliado a uma peça com design contemporâneo, a combinação será perfeita", conta Elaine.

Banheiras e metais coloridos, pode? Com Certeza!

Optar por uma peça personalizada e seguir com metais na mesma tonalidade é uma opção muito válida. "Me agrada a ideia de trabalhar com tom sobre tom em um projeto. Ou seja, o uso de uma mesma matriz em diversos acessórios. Como na moda, é possível conseguir na decoração uma harmonia em um conjunto de peças", explica Máira.

Elaine conta que o ideal são paredes e piso com uma tonalidade neutra e banheira e metais com uma mesma cor. "É o caso de misturadores de piso e de pia, duchas e toalheiros que seguem a mesma linha da peça central, a banheira", finaliza a arquiteta.

Imagem ilustrativa da imagem Cor na hora do banho