Aromaterapia é um tratamento terapêutico que utiliza como base aromas extraídos de raízes, madeira, cascas, flores e folhas para ajudar a minimizar os problemas de saúde, sejam eles físicos ou mentais. Os aromas proporcionam efeitos relaxantes, calmantes, aliviando sintomas que desestabilizam o bem-estar e a qualidade de vida.

Os óleos essenciais, retirados de plantas aromáticas, percorrem todo o organismo, passando pelo sistema nervoso central e sistema límbico, este último responsável pelo controle das emoções. Por esta razão os óleos essenciais são capazes de produzir inúmeras sensações, como por exemplo, tranquilidade e felicidade.

Vejamos algumas dicas que Vishwa Schoppan, aromaterapeuta da Terra Flor, revelou para quem busca harmonizar o corpo, a mente e a alma através do tratamento à base de aromas:

Aromas para tratamento
As moléculas aromáticas armazenadas nas flores, folhas, casca, resinas e raízes das plantas aromáticas são as responsáveis pelo perfume dos óleos essenciais. O agradável aroma dessas moléculas fazem com que o organismo libere hormônios como endorfina, serotonina, substâncias que proporcionam sensação de alívio e bem-estar.

Energia positiva
O óleo essencial de May Chang, extraído de um pequeno fruto de uma árvore chinesa da mesma espécie da canela, é uma excelente opção para quem deseja renovar a energia e melhorar o bom humor. Com o aroma doce e delicado deste óleo essencial, o organismo absorve as propriedades aromáticas levando a sensação de prazer e tranquilidade por todo o organismo.

Manter a tranquilidade
Na correria do dia a dia e com uma rotina cada vez mais estressante, nada melhor que óleo de camomila romana para purificar o ambiente e aliviar as tensões e o sistema nervoso. O doce aroma da camomila também auxilia pessoas com problemas de insônia, pesadelos, medos do escuro, melhorando o bem-estar, aliviando o estresse, proporcionando uma boa noite de sono.

Busca pelo equilíbrio
Óleos com aroma cítrico estimulam o desempenho, a criatividade e maximizam a energia disponível no organismo. O uso do óleo essencial de limão siciliano é ideal para ser usado no difusor de aroma ambiental em dias com bastante desgaste físico e mental.

Revigora o organismo
Para manter uma respiração funcional e equilibrada, o óleo essencial de eucalipto staigeriana é o ideal. Para pessoas que habitualmente sofrem com o congestionamento nasal, o óleo de eucalipto staigeriana é uma excelente opção, além disso ele também poderá revigorar e estimular a energia vital.