Imagem ilustrativa da imagem Concretize você mesmo
| Foto: Saulo Ohara
Grupo de pais e professores fundou associação sem fins lucrativos para criar uma escola Waldorf na cidade



Há dois anos, um grupo que acredita na Antroposofia como filosofia para orientar a vida passou a sonhar com uma escola Waldorf na cidade. A ideia surgiu entre pessoas que se reuniam para debater as ideias de Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como trata da aplicação desse conhecimento em todas as áreas da vida humana, incluindo medicina e educação.

O debate sobre o assunto foi colocado em prática quando o grupo vislumbrou a possibilidade de começar a atender crianças de 2 a 6 anos em um centro de educação infantil que vai funcionar no próximo ano letivo e recebeu o nome de Jardim Alvorecer. As professoras Rebeca Nogueira e Ita Murbach farão parte do corpo docente da nova escola e contam a história deste verdadeiro "jardim de infância".

"Quem começou a debater sobre o assunto foi o músico Osório Perez. Ele lia bastante sobre antroposofia e ficou abismado porque quase ninguém em Londrina conhecia o tema", revela Rebeca, explicando em seguida que a inquietação de Osório resultou na formação de um grupo de estudos sobre o assunto.



Ita, por sua vez, estudou todos os anos da educação básica em uma escola Waldorf em Botucatu (SP). Quando terminou a faculdade de Pedagogia, realizada na Alemanha, veio para Londrina e foi procurar uma instituição pautada pela pedagogia idealizada por Rudolf Steiner para trabalhar. "Não encontrei a escola, mas encontrei o grupo", conta.

No início, o objetivo era apenas estudar a ciência. Com o passar do tempo e com a presença cada vez maior de famílias que traziam as crianças para os encontros, surgiu a vontade de criar a escola. Foi então fundada a associação Terra Roxa, sem fins lucrativos, para operacionalizar o sonho. "O princípio de uma escola Waldorf é que a gestão seja coletiva e associativa, não tem um 'dono'", explicam. Outra premissa é que a participação dos pais é essencial para formar uma comunidade escolar participativa. Por isso, famílias e professores formam a base da gestão do novo empreendimento, que começa com cobrança de mensalidades mas prevê a oferta de bolsas para famílias mais carentes.

Rebeca e Ita esclarecem que a pedagogia baseada nas ideias de Rudolf Steiner considera as pessoas de forma completa, como seres de corpo, alma e espírito que estão no mundo para se desenvolver. A presença de muitas atividades artísticas e o contato com a natureza são essenciais para a formação deste indivíduo que, segundo Ita, será capaz de resolver por si próprio as muitas demandas da vida. "Focamos em alimentação saudável, brincadeiras ao ar livre e o respeito à individualidade de cada criança. Acreditamos que elas precisam crescer, desenvolver o corpo para depois iniciar a alfabetização. A pedagogia Waldorf é baseada em autoeducação, quando a criança aprende a partir de exemplos a seguir."

Para realizar as adequações necessárias à implantação da escola exigidas pela secretaria municipal de Educação, a associação Terra Roxa está com um projeto de financiamento coletivo aberto até o dia 30 de setembro. Quem quiser colaborar com a iniciativa deve entrar no site benfeitoria.com/Jardimalvorecer e escolher uma das opções disponíveis.