Na hora de comprar um biquíni novo, muitas mulheres ficam em dúvida se aquela peça da moda irá favorecer seu tipo físico e se será algo confortável. Mila Codato, consultora de imagem, afirma que por ser mais conservadora, a brasileira não gosta muito de novidades. Outra paixão é pelo bronzeado e pelas marcas mínimas, por isso as peças grandes, trazidas por muitas grifes, não devem fazer tanto sucesso.

A consultora também aponta que as mulheres devem se sentir livres para usar peças com as quais se sintam bem, sendo liberadas do "tem que". "O maiô, por exemplo, tem o estigma de ser indicado para senhoras ou mulheres gordinhas, mas alguns são super bacanas, com estampas modernas, como étnica, floral e geométricas."

Para quem está com dúvidas na hora da compra, Mila diz que o ideal é criar proporção, ou seja, equilibrar o peso visual, chamando a atenção para onde não há muito volume. Assim, se os seios são grandes ou os ombros largos, a dica é usar uma peça chamativa embaixo. Já para seios pequenos ou quadril mais largo, usar peças com babado em cima pode ser uma boa ideia. Outras indicações são a tradicional cortininha, peças drapeadas e bojos com enchimento e aro.

Mulheres com barriguinha podem usar calcinhas mais altas, mas não as hot pants, que favorecem poucas mulheres. "A calcinha abaixo do umbigo é suficiente."

Peças tomara que caia ficam mais confortáveis em mulheres com seios pequenos ou médios. "Consideramos pequenos os de numerações entre 36 e 40, médios os de tamanho 42 e 44 e grandes os acima de 46", afirma a consultora.

Uma dica que também ajuda na hora da compra é harmonizar as cores do biquíni com a cor dos olhos ou dos cabelos. "Olhos verde-amarelados combinam com peças verdes. Cabelos avermelhados combinam com laranja e vermelho para as roupas de banho", conta Mila.

Para eles
Os homens também gostam de estar bem vestidos nas praias e piscinas, mas ao contrário das mulheres, não costumam ligar para o tamanho da marca de bronzeado e escolhem usar sunga ou bermuda de acordo com seu estilo de vida. Acácio Acácio, estilista e stylist afirma que, em geral, os homens em boa forma gostam de usar sunga, já os mais tradicionais escolhem a bermuda água, feita com tecidos que secam rápido. "Para quem está em dúvida do que lhe cai melhor, a dica é observar as proporções do corpo. Quem tem o tronco mais avantajado cria mais equilíbrio usando bermuda. Quem tem pernas longas não deve usar sungas muito cavadas, para não aumentá-las. Já quem tem tronco e pernas equilibradas pode optar tanto por bermudas quanto por sungas", ensina.

Confira nas imagens algumas sugestões de peças e as dicas dos profissionais sobre como usá-las.

Com que roupa eu vou?
Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou? Com que roupa eu vou?