Por causa da qualidade de vida que proporciona, Londrina atrai profissionais de saúde, o que a torna uma referência ainda maior em especialidades como a microcirurgia e o tratamento do pé torto congênito. O ortopedista pediátrico Tiago Ikeda veio de São Paulo a convite de uma clínica e, depois de ficar quase oito meses entre as duas cidades, resolveu se estabelecer aqui definitivamente com a esposa. "A médio e longo prazo, vir para cá significaria uma vida mais saudável, contato maior com a família", comentou o médico, formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Na bagagem, Ikeda trouxe um projeto para tornar Londrina um centro de referência no tratamento de pé torto congênito, problema que afeta uma a quatro entre mil crianças, através da certificação do Hospital Infantil pela Associação Internacional Ponseti (Ponseti International Association – PIA). No Paraná, apenas Curitiba é centro de referência pela Associação. A previsão é que a certificação seja concedida na metade de 2017.

MICROCIRURGIA

A qualidade de vida também atraiu o médico ortopedista Alexandre Aoyagui, agora um dos poucos especialistas em microcirurgia a atuarem em Londrina. Em dezembro do ano passado, o médico foi notícia na FOLHA por ter realizado um procedimento pouco comum na cidade: um reimplante de mão em paciente que havia sofrido grave acidente de carro. Aoyagui ainda se reveza entre Londrina e São Paulo, mas a perspectiva é que, em um ano, a vinda para cá seja definitiva. O profissional também veio à cidade – que já conhecia por meio de amigos e da prática de beisebol - a convite de uma clínica. "Eu realmente gostaria de sair de São Paulo porque a vida lá é bastante estressante."(M.F.C.)