Salvani Moraes e o filho Juliano Moraes: paixão por filmes antigos, sucessos das matinês
Salvani Moraes e o filho Juliano Moraes: paixão por filmes antigos, sucessos das matinês | Foto: Gustavo Carneiro



Um dos passatempos preferidos da aposentada Salvani Moraes é assistir a filmes antigos. O gosto é compartilhado pelo filho Juliano Moraes, fisioterapeuta. Um dos filmes preferidos da dupla é "Ghost – Do outro lado da vida". Na lista também estão outros sucessos das matinês, como Lagoa Azul, Curtindo a Vida Adoidado e Perfume de Mulher. O gosto pelo romance surgiu ainda com a literatura de cordel, que o pai comprava quando Salvani era criança.

"Assistimos a Ghost todas as vezes que passa na televisão, acho lindo o amor que ele tem por ela, o fato de voltar para cuidar dela. Choro todas as vezes e acho um dos filmes mais bonitos que já assisti", conta ela.

O amor de Salvani pelos filmes vem de longa data, quando ainda era criança no sertão de Pernambuco e os ouvia pelo rádio, por volta de 1975. Como a família morava em um sítio onde não havia energia elétrica, a saída era acompanhar o noticiário, as novelas e também os filmes pelo aparelho de som que funcionava a pilha. Um desses filmes ela se recorda de ser A paixão de Cristo.

"Eu só fui ver televisão a primeira vez aos 11 anos, na casa da minha madrinha. Ela se mudou do sítio para a cidade e pôde comprar, então sempre que eu ia visitá-la podia assistir. A primeira vez que vi um filme na televisão foi muito emocionante, não entendi direito e a minha madrinha me explicou tudo como funcionava. Achei muito melhor porque podia ver os atores", conta.

Como ainda era uma cidade pequena, Salvani só conheceu o cinema depois que se mudou para Londrina, aos 23 anos. O primeiro filme foi visto no Cine Teatro Ouro Verde e a emoção também foi imensa. Hoje ela confessa que não costuma muito ir ao cinema e prefere assistir aos filmes em casa. Com gosto bastante eclético, ela só não se atrai por filmes de ação e "pancadaria", como chama. "Sei que é ficção, mas não gosto!"

Mesmo tendo nascido muitos anos após a data de lançamento de alguns filmes, Juliano conta que pegou o gosto pelas obras mais antigas com os pais. Se com a mãe ele compartilha o gosto pelos filmes mais leves, com o pai ele assiste aos filmes de velho oeste e de ação. "O Poderoso Chefão é muito legal! Também curto Mad Max, Tempos Modernos, Os Três Patetas, O Jovem Frankenstein e Pulp Fiction. São filmes que eu indicaria. Com o meu pai assisto aos famosos bang bang, principalmente os do Clint Eastwood e também alguns em preto e branco", aponta.

Juliano diz que também gosta de rever os filmes, já que a cada vez que os assiste é uma pessoa diferente da vez anterior. "A nossa cabeça muda. Essa ligação com o cinema vem desde criança, lembro de fazermos uma pipoca e sentarmos todos juntos, meus pais, minha irmã e eu. Isso não se perdeu. E alguns filmes ajudam a formar nosso caráter, sempre tem uma lição de moral. Tem dias que a gente não está muito bom e o filme dá um 'up'." (E.G)