Além de confortável e aconchegante, nossa casa também precisa ser segura, não somente para crianças e pets, mas também para os idosos. Mesmo que você ainda esteja longe da chamada "melhor idade", pensar em alguns detalhes da construção e decoração ainda na planta pode facilitar e baratear o custo da futura residência.

Cama alta, para facilitar na hora de se deitar, e luzes de apoio na cabeceira são fundamentais, como neste projeto de Ana Cristina Tavares e Cláudia Krakowiak Bitran
Cama alta, para facilitar na hora de se deitar, e luzes de apoio na cabeceira são fundamentais, como neste projeto de Ana Cristina Tavares e Cláudia Krakowiak Bitran | Foto: Fotos: Divulgação



Segundo a arquiteta Ana Cristina Tavares, da KTA Arquitetura, os brasileiros ainda se preocupam pouco com esses detalhes e por isso muitos projetos não são concebidos pensando nisso. "Não só para idosos, mas para pessoas com mobilidade reduzida, tanto o revestimento como o espaço físico e os móveis precisam ser pensados de forma diferente", aponta.
A arquiteta explica que ao escolher o revestimento do piso é preciso se atentar para que não seja escorregadio e também que tenha cores claras, que facilitem a visualização já que os idosos tendem a ter a visão reduzida. Os espaços também precisam ser dimensionados para que nada seja apertado nem fique no caminho, o que pode causar quedas. Por isso, em salas, por exemplo, não devem ser usadas mesas de centro. Degraus também não são indicados, podendo ser substituídos por rampas ou plataformas elevatórias.

Mesas de centro devem ser evitadas, como neste projeto da arquiteta Cris Paola
Mesas de centro devem ser evitadas, como neste projeto da arquiteta Cris Paola



"A iluminação deve ser confortável, para não esquentar. Uma dica interessante é o uso de dimer, que possibilita regular a intensidade da luz. Uma recomendação é orientar o idoso quanto ao uso da automação mais simples, como a que possibilita abrir e fechar persianas com apenas um botão. Embora alguns tenham maior dificuldade com o uso da tecnologia, há opções fáceis de usar. Aliás, é importante que a casa toda permita que o idoso tenha autonomia e não dependa de outras pessoas", diz ela.

A banheira Cabrits, da Doka, tem um dos lados menor, fazendo com que o entrar e sair seja mais fácil
A banheira Cabrits, da Doka, tem um dos lados menor, fazendo com que o entrar e sair seja mais fácil



No banheiro, local onde devido à umidade podem ocorrer vários acidentes, a dica da profissional é o uso de barras de apoio junto à bacia sanitária e no chuveiro. É importante se atentar também para que o tampo da bacia tenha uma altura adequada. No box, a atenção deve ser para a forma de abrir as portas e a dimensão delas. O piso deve ser antiderrapante.
Um acessório bastante presente em vários ambientes, o tapete pede muita atenção quanto ao uso. "Recomendamos que não tenha e se tiver que esteja preso para não se movimentar ou soltar as pontas, o que pode causar um tombo. Também deve ser fácil de limpar e sem muito volume", recomenda Ana Cristina.

Barras de apoio (Duravit) tornam o banheiro um ambiente mais seguro
Barras de apoio (Duravit) tornam o banheiro um ambiente mais seguro



Os móveis preferencialmente não devem ter quinas para não provocar acidentes. Materiais que se quebrem facilmente, como o vidro, devem ser evitados. Para facilitar o ato de sentar, sofás e poltronas devem ter braços que permitam o apoio. "Eles também não podem ser muito baixos porque exigem muita força nas pernas para levantar. Uma cama mais alta permite que se sente de forma mais fácil, mas algumas pessoas podem sentir mais dificuldades para levantar as pernas para se deitar. Nesses casos um banco de apoio pode ajudar."
A arquiteta explica também que os utensílios de cozinha devem ser deixados à mão, de forma que o idoso não precise se abaixar muito ou ter que subir em escadas para alcançar. Portas de correr facilitam o acesso aos objetos, tanto na cozinha quanto nos quartos.