"Regular o pensamento, as emoções e o comportamento é fundamental para o sucesso na escola, no trabalho e na vida", diz a educadora canadense Donna Ward
"Regular o pensamento, as emoções e o comportamento é fundamental para o sucesso na escola, no trabalho e na vida", diz a educadora canadense Donna Ward | Foto: Anderson Coelho



O comportamento dos alunos tem sido um desafio cada vez maior nas escolas. A melhora na aprendizagem e no comportamento exige fortes competências de autorregulação. "Algumas crianças não conseguem regular de forma eficaz a ansiedade ou o desentendimento de determinadas situações e, por sua vez, acabam não persistindo em atividades desafiadoras ou mesmo não sabendo lidar com momentos de conflito", exemplifica a educadora canadense Donna Ward, especializada em educação básica. Ela esteve em Londrina recentemente para ministrar treinamento de "self-regulation" para professores da Maple Bear
Canadian School e deu entrevista à FOLHA sobre o assunto.


- O que é e como funciona uma autorregulação?
A autorregulação é a capacidade de controlar e dirigir seus próprios sentimentos, pensamentos e ações, porque a vida é 10% o que nos acontece e 90% como reagimos a ela. As crianças desenvolvem habilidades fundamentais para a autorregulação nos primeiros 5 anos de vida e, à medida em que se desenvolvem, suas capacidades de autorregulação tornam-se mais sofisticadas. As crianças começam a seguir as instruções de seus cuidadores e, aos 4 anos, começam a exibir formas mais complexas de autorregulação, como antecipar respostas apropriadas e modificar suas respostas quando as situações são diferentes. De 3 a 11 anos, as crianças crescem constantemente em sua capacidade de autorregulação e, na adolescência, são cada vez mais capazes de autorregular não só o seu comportamento, mas também suas emoções e estratégias de resolução de problemas.


- Como esse modelo pode auxiliar os professores na sala de aula?
Regular a ansiedade e o pensamento ajuda as crianças a persistirem em atividades desafiadoras, o que aumenta suas oportunidades de praticar as habilidades necessárias para uma atividade. Muitos estudos mostram que a autorregulação predispõe significativamente a alfabetização, vocabulário e habilidades matemáticas precoces. Boas habilidades de autorregulação também são importantes para o desenvolvimento social de uma criança na escola.


- Qual a importância do professor saber identificar quando uma criança não está bem e saber auxiliá-la a se autorregular?
Os professores desempenham um papel importante em ajudar as crianças a regular o pensamento e o comportamento, pois autorregulação é uma habilidade aprendida. As evidências mostram que a autorregulação pode ser ensinada às crianças e que ajudá-las a desenvolver estas habilidades é semelhante a ensiná-las a aprender a ler, a contar ou a andar de bicicleta. Ao ensinar a autorregulação às crianças, os professores devem estar conscientes dos desencadeadores, comportamentos, motivadores, ferramentas, estratégias e metas para cada criança. O programa que praticamos fornece uma lista de verificação para que o professor registre para cada aluno qual é o padrão de comportamento, quais são os gatilhos e quais estratégias funcionam melhor para levá-lo ao controle de suas emoções. É importante rastrear os comportamentos diariamente para que as ferramentas corretas possam ser usadas para ajudar a criança a recuperar o controle e estar na chamada Zona Verde.

- O quanto influencia no aprendizado da criança esse processo de autorregulação?
A melhoria da aprendizagem e do comportamento exige fortes competências de autorregulação. Regular o pensamento, as emoções e o comportamento é fundamental para o sucesso na escola, no trabalho e na vida. As crianças que não conseguem regular eficazmente a ansiedade ou o desentendimento afastam-se, em vez de se engajarem, desafiando as atividades de aprendizado.