"Gosto de tomar sol, ilumina o meu humor", diz a estudante universitária Andressa Gongora, que sempre aguarda com ansiedade a chegada do verão
"Gosto de tomar sol, ilumina o meu humor", diz a estudante universitária Andressa Gongora, que sempre aguarda com ansiedade a chegada do verão | Foto: Fotos: Gustavo Carneiro



Andressa gosta de sol, calor e dos dias iluminados. Edinho prefere os dias nublados e não abre mão do ar-condicionado. Os dois representam comportamentos presentes nas reclamações diárias sobre o clima. Há quem ame os dias quentes, mas também quem os odeie. Uma rápida enquete realizada pelo Facebook reforçou que, em relação à melhor temperatura para viver, dificilmente há meio termo. Quem gosta de calor argumenta que pode ir à praia, à piscina, praticar atividades físicas e até mesmo secar roupa mais rápido no varal. Já os que não toleram os dias quentes garantem que só é possível sobreviver no verão graças ao ar-condicionado.
A estudante de Direito Andressa Gongora aguarda ansiosamente a chegada do verão. "Não tenho nada contra o frio, mas amo o calor", garante ela, que sente a disposição para as atividades do dia a dia crescer junto com o aumento da temperatura nos termômetros. "Acordo mais cedo e mais disposta", conta esta apreciadora do horário de verão e todas as possibilidades que os dias mais longos oferecem. "Saio do estágio às 18 horas e sinto que o dia ainda não acabou, porque está claro. No inverno eu vou para a aula à noite com a sensação de não ter feito nada", diz.
Até mesmo a saúde de Andressa é favorecida no verão. Ela não tem vontade de faltar à academia e, na hora de comer, acaba preferindo os sucos e saladas, sempre coloridos e refrescantes. A estudante também gosta mais dos looks montados para os dias quentes. "Discordo de quem acha que as pessoas se vestem melhor no inverno, quando a gente põe um monte de roupas. No verão dá para usar shorts, vestidos, chinelo... É muito mais colorido", conta ela, que consegue adaptar a alegria da estação até mesmo para o clima mais formal do escritório de advocacia onde faz estágio. "No calor tudo combina mais, acho as roupas mais bonitas", diz.
Como todo mundo que ama o verão, Andressa também ama sol, piscina e praia, por isso, não recusa convite para se refrescar nas piscinas dos amigos e parentes. "Gosto de tomar sol, ilumina o meu humor", diz. Outro destino garantido é a praia. "Vou todos os anos, queria morar na praia", conta ela, que estando no litoral não perde tempo dormindo. "Acordo cedo e vou para perto do mar. Se tiver que dormir, que seja no sol", diverte-se.

O fotógrafo Edinho Irizawa sente-se mais disposto no inverno e não vive sem ar-condicionado: "Acho lindos os dias nublados"
O fotógrafo Edinho Irizawa sente-se mais disposto no inverno e não vive sem ar-condicionado: "Acho lindos os dias nublados"



Ar-condicionado
Dormir no calor não faz parte da rotina do fotógrafo Edinho Irizawa. Do time das pessoas que sentem-se melhor no frio, ele garante que não economiza ar-condicionado por considerar uma questão de qualidade de vida. "Durmo de cobertas com o ar ligado todos os dias, não tem coisa mais gostosa", garante ele, que conta com o apoio da esposa Talissa, que também não gosta de calor. Não à toa, a filha do casal, Olívia, de 1 ano, está sempre vestida "sob medida", sem muitas roupas quando o clima não pede agasalho. "As avós sempre reclamam, mas ela não precisa sentir calor desnecessário", brinca.
Ele conta que sente-se mais disposto no inverno e garante que prefere dias frescos e nublados o ano inteiro. "Acho lindos os dias nublados e, se não tiver que sair, gosto de chuva." Calor, ele só tolera na praia, mas quando planeja viagens internacionais, prefere o inverno. "Fui para o Chile e para a Argentina no frio e vou para Londres e Amsterdã quando chegar o inverno na Europa. Tudo fica mais gostoso quando está frio, inclusive comer", diz.
No trabalho, o ar-condicionado também é o melhor companheiro. Como faz muitas fotos de casais e famílias, porém, ele acaba trabalhando bastante em ambientes externos. Pensando no conforto dos clientes e também no dele, prefere marcar as fotos no final da tarde, quando a temperatura costuma ser mais amena.

Imagem ilustrativa da imagem Calor: ame ou odeie