Imagem ilustrativa da imagem Brincar e voluntariar
| Foto: Saulo Ohara
Dedicação ao próximo e preocupação pelo semelhante são pontos importantes para conquistas de novos estágios dentro do Grupo de Escoteiros Verde Vale, em Londrina. Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada



"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira". É assim que começa a vida no escotismo, realizando a promessa, aceitando a Lei e firmando um compromisso de vida.

No Grupo de Escoteiros Verde Vale, em Londrina, não é diferente. As crianças de 6 anos e meio a 10 anos iniciam no ramo Lobinho. "Nós trabalhamos de forma mais simplificada, envolvendo a fantasia, seguindo o Jungle Book, que retrata as aventuras de Mogli, o Menino Lobo, por isso os novinhos são chamados de Lobinhos", explica Renan André Farias, diretor administrativo do grupo.

No Paraná são 10 mil jovens envolvidos, no grupo londrinense são 170 famílias. O início é marcado por atividades próprias para a idade. "Ele vai brincar, no começo, sem entender e depois ele passa a conhecer mais, quando chega no próximo estágio já pode desenvolver melhor outras atividades", explica. É o que Farias chama de método progressivo, passando por Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro.



Dentro das atividades, o escotismo preza pela área social, em que as crianças participam de projetos desenvolvidos pelos escoteiros maiores. "Dentro do livrinho tem umas tarefas para conquistar distintivos e progressão no movimento, algumas atividades contemplam a ação social e comunitárias, arrecadando brinquedos ou agasalhos, por exemplo", afirma.

Aos maiores, fica a tarefa de planejar a atividade, buscar a necessidade da comunidade para realizar a ação com a ajuda dos Lobinhos, avaliar os resultados e a partir disso conquistar insígnias, que possuem vários níveis de dificuldade. "As crianças ficam mais com a parte de visitação e colaboração e eles gostam, até cobram bastante para que essas atividades sejam planejadas com mais frequência. Eles gostam dessa integração. Os mais velhos acham importante, os novinhos acham legal", brinca.

Dentro do movimento escoteiro, a dedicação pelo próximo e a preocupação pelo semelhante são pontos importantes para conquistas de novos estágios. "O contato é importante, a disparidade das coisas instiga o escoteiro a querer entender os porquês e quando começa a entender, ele quer mudar. Esse ponto de conhecer outras realidades e até outras culturas, esse conhecimento do diferente é o ponto principal com esse jovens", finaliza.