Este projeto da arquiteta Debora Aguiar usa mesa baixa da designer Monica Cintra
Este projeto da arquiteta Debora Aguiar usa mesa baixa da designer Monica Cintra | Foto: Romulo Fialdini/Divulgação



Redonda, quadrada, oval, dobrável, expansível, com prato giratório. Uma olhada rápida nas lojas de móveis nos mostra diversos tipos de mesas de jantar. Saber um pouco mais sobre cada uma ajuda na hora da escolha, para que a funcionalidade seja aliada à beleza.

"A mesa é o móvel mais importante da casa, pois é onde nos reunimos com nossa família e nossos amigos. A escolha por um ou outro modelo vai depender do layout do arquiteto responsável pelo projeto e também das necessidades dos moradores", explica a designer Monica Cintra.

Ela cita que a preferência recai sobre as mesas quadradas e retangulares. "A mesa redonda acomoda mais pessoas por causa do formato dos seus pés, mas também ocupa mais espaço para poder acomodar as cadeiras, não é um modelo muito pedido", afirma.

Não muito tradicionais, mas muito belas, as mesas ovais têm a vantagem de não terem pontas e nem dificultar a passagem de pratos, sendo uma opção intermediária.

Mesas com pé de raiz são orgânicas e aquecem o ambiente
Mesas com pé de raiz são orgânicas e aquecem o ambiente | Foto: Divulgação



Para refeições mais informais, Cintra sugere o uso de mesas baixas, onde as pessoas possam se sentar em pufes. "Essa mesa é para interagirmos com a família, pois une e é mais informal do que a mesa tradicional. Mas mesmo entre os modelos tradicionais temos aqueles mais contemporâneos, que combinam com vários tipos de cadeira, das clássicas às informais. Um exemplo são as mesas com pé de raiz e tampo em cristal. São orgânicas e aquecem o ambiente", explica.

E falando em cadeiras, a designer ensina que hoje é possível usar modelos diferentes, desde que as peças tenham harmonia entre si, sendo todas da mesma cor, por exemplo. "Há quem use cadeiras com braços nas pontas e sem braços no meio da mesa, ou modelos mais clássicos na ponta e mais contemporâneos no meio."

Já o prato giratório no centro das mesas é indicado principalmente para os modelos que são grandes e dificultam a passagem dos pratos, como as mesas redondas que geralmente seguem a medida de 2,20 metros de diâmetro.