Imagem ilustrativa da imagem Algumas farsas desvendadas pelo site
| Foto: Fotos: Reprodução E-farsas



Fotografia que mostra a rainha Elizabeth II de biquíni
"A imagem apareceu na web no dia 10 de fevereiro de 2017. Primeiramente, em sites de língua inglesa, e rapidamente se espalhou aqui no Brasil através das redes sociais. Nela podemos ver a Vossa Majestade do Reino Unido, em seus plenos 90 anos de idade, com um corpo bem conservado à mostra em um biquíni na praia!

Na verdade, a imagem é uma montagem feita com duas fotografias distintas. A foto original é da modelo e empresária Ivana Trump – ex-esposa do presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em 2011, Ivana foi "flagrada" em uma praia e posou para os fotógrafos. Ela estava com 60 anos de idade na ocasião. Já a cabeça da monarca foi tirada de um verbete do Wikipedia, de uma viagem que a rainha Elizabeth fez à NASA, em 2007."

Imagem ilustrativa da imagem Algumas farsas desvendadas pelo site



Holerite de deputado vazou e revela que ele ganha R$ 135 mil
"A imagem do contracheque de um deputado apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda semana de março de 2017. Esse holerite apareceu na mesma ocasião em que está ocorrendo a campanha para a eleição para a prefeitura de Foz do Iguaçu, que será realizada no dia 2 de abril. Na verdade, o salário do deputado é de R$ 18 mil. Quem fez essa montagem nem se preocupou em revisar o texto antes de espalhar a mentira na WEB. Logo de cara podemos verificar facilmente que o CNPJ número 77.565.588/0001-55 não pertence à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O CNPJ correto da Assembleia Legislativa do Paraná é 77.799.542/0001-09. Além disso, a linha do código 908 está com um erro de digitação. Onde está escrito 'Áreas' deveria estar escrito 'Aéreas'."

Imagem ilustrativa da imagem Algumas farsas desvendadas pelo site



Medicamento Paracetamol P-500 contém o vírus Machupo?
"A notícia surgiu no começo de março de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, médicos teriam afirmado que o medicamento Paracetamol com a descrição 'P/500' estaria sendo vendido com o vírus Machupo, considerado um dos mais perigosos do mundo. O Machupo é um vírus real que provoca febre hemorrágica e pode ser fatal em 30% dos casos. Ela é transmitida através das fezes de um roedor típico da Bolívia e seu contágio entre humanos é bastante raro. O vírus consegue sobreviver por até duas semanas em amostras de sangue, mas não suporta alguns minutos em ambientes secos. Isso já desmente o boato. O alerta afirma que os médicos teriam descoberto que o medicamento estaria contaminado, mas não cita nomes e/ou instituições que teriam feito os testes necessários. Nenhum jornal sério noticiou essa descoberta, o que torna o rumor muito mais suspeito. Não conseguimos rastrear a origem dessa e-farsa, mas identificamos que esse texto nasceu em Angola, em 2015, só que na ocasião o Paracetamol estaria contaminado com o vírus Ebola." (E.G)