A poltrona Barcelona foi criada em 1929 pelo arquiteto Mies Van der Rohe, para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona
A poltrona Barcelona foi criada em 1929 pelo arquiteto Mies Van der Rohe, para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona | Foto: Fotos: Shutterstock


Peças atemporais, com design diferenciado e modelagens inovadoras para materiais tradicionais. As peças de mobiliário assinadas são verdadeiras joias e além de servirem a seu uso inicial, também enfeitam e valorizam os ambientes.

Alessandro Cavalcanti, arquiteto e professor da UniFil, explica que há grandes nomes no design, tanto nacional quanto internacional, cujas peças atravessam os anos e ganham ainda mais valor com o passar do tempo. "Os móveis assinados ou autorais são peças tão bem pensadas que se tornaram atemporais. São peças desenhadas, que exigiram muito estudo e além do cuidado ergonômico, também revolucionaram na forma de usarmos os materiais."

Entre os grandes arquitetos e designers, Cavalcanti cita o suíço naturalizado francês Le Corbusier e o alemão naturalizado americano Mier Van Der Rohe. Entre os brasileiros, Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha merecem destaque. "Entre as peças de Van Der Rohe, a Poltrona Barcelona, uma releitura do trono da monarquia espanhola, feita em 1928, é uma peça icônica", diz.

A poltrona Swan foi desenhada por Arne Jacobsen para compor o lobby do Royal Hotel, em Copenhagen, em 1958
A poltrona Swan foi desenhada por Arne Jacobsen para compor o lobby do Royal Hotel, em Copenhagen, em 1958



De Le Corbusier, os sofás das linhas LC2 e LC3, conhecidos como macho e fêmea, assim como a Cowboy Chaise – LC4 -, também são notáveis. Entre as peças de Sérgio Rodrigues, a Poltrona Mole é considerada como a mais icônica de todos os tempos. Já entre as peças de Mendes da Rocha, a Cadeira Paulistano é uma das de maior destaque.

"São peças que vão além de uma compra, são um investimento, que ganham mais valor com o passar dos anos", explica o arquiteto.

Algumas dessas peças já não são comercializadas em sua forma original, pois embora sigam o desenho feito pelo seu criador, sofreram mudanças em seu materiais, por exemplo, como a peça de Sérgio, que originalmente era feita com jacarandá e hoje não mais, para se adaptar à realidade ambiental.

Peça de grande destaque, a Poltrona Egg foi desenhada pelo arquiteto e decorador Arne Jacobsen, em 1958
Peça de grande destaque, a Poltrona Egg foi desenhada pelo arquiteto e decorador Arne Jacobsen, em 1958