O programa Amigos do Zippy ensina habilidades emocionais, que não têm uma idade para serem aprendidas, e as habilidades sociais, que podem ser desenvolvidas a partir do desenvolvimento da empatia, de se colocar no lugar do outro. As atividades são desenvolvidas no início do Ensino Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.

"O programa trabalha com a história do Zippy e um grupo de crianças. Elas vão tendo dificuldades em nível crescente, os alunos vão se identificando com as situações e primeiramente dizem o que o personagem faria e depois dizem o que fariam no lugar dele. Tem atividades lúdicas para pôr em prática o que aprendem. Por exemplo, usam dramatização, desenhos, jogos, são diversas atividades", explica Tania Paris, fundadora da Asec.

Já o programa Amigos do Maçã trabalha com sentimentos mais complexos, ou seja, aqueles que trazem outros sentimentos consigo, como o ciúmes, a frustração e a ansiedade. E o Projeto Passaporte, que trabalha com adolescentes a partir de 11 anos. "São atividades mais físicas. A adolescência é um momento muito bom para a educação emocional, porque ajuda a evitar as crises típicas desta fase. Nunca é demais desenvolver essas habilidades." (E.G)